Indicações.01 - FotoOlhar

Ir para o conteúdo

Indicações.01

Foto Externa
Índice
(Em ordem de lançamento)
Indicações 02 - Geral 02 Indicações 01 - Geral 01 •
Indicações 02 - Geral 02
Por: Vivaldo Armelin Júnior - Mar./22
• A fotografia em exteriores não é só panorâmica, grande angular ou com teleobjetivas, há muitos detalhes que chamam a atenção do fotógrafo ou fotógrafa seja no campo, em um quintal, floresta, praia, nas margens de uma rio ou açude, ou ainda, represa, área de duna, morro ou montanha, paredes de pedra, nas plantas, no chão...
• Detalhes pequenos poderão se tornar uma foto interessante e diferenciada, portanto não tenha medo de ousar e fazer capturas fotográficas inéditas. Em uma caminhada pelo campo, por exemplo, pode-se fotografar pequenos animais, insetos, pequenas plantas, pedras, tronco seco, detalhe de uma cerca de arame farpado, de uma raiz, pequeno curso de água, entre tantas outras possibilidades.
• Estas fotos poderão ser realizadas usando qualquer equipamento, dos mais simples aos mais sofisticados, o ideal é ter no mínimo uma superzoom, pois este permitirá fotos em close-up mesmo a uma distância razoável, algumas objetivas, ou melhor, teleobjetivas possuem o modo macro, que permite capturas fotográficas de objetos pequenos, insetos... Boas experiências!
Indicações 01 - Geral 01
Por: Vivaldo Armelin Júnior - Mar./22
• A fotografia em externas poderá usar apenas a iluminação natural ou até iluminação artificial, como as de estúdio, com algumas adaptações e equipamentos específicos. Fotos de modelos, animais domésticos, bebês e até de alimentos, é possível usar um sistema de iluminação artificial que complemente a natural, isso a uma distância relativamente pequena, bem como o uso de modificadores, rebatedores... No entanto, para distâncias relativamente grande não há como utilizar a iluminação artificial, seja de flash, flash de estúdio, led, fluorescente... Neste caso você poderá ou não usar filtros graduados ou integrais em tons de cinza ou até coloridos, mas neste caso, do uso de filtro, será necessário o uso de tripé e velocidade extremamente baixa de obturação. No entanto os filtros não são adequados para todas as situações, por exemplo, se você desejar congelar o movimento, pois, neste caso, será necessária uma velocidade de obturação muito rápida, acima de 1/800 seg. Uma solução seria aumentar a abertura do diafragma e elevar o ISO, mas nesta situação haverá muito ruído. Um detalhe importante, isso vale para equipamentos DSLR de Entrada, full frame e mirrorless, já, os celulares, smartphones, tablets e a maioria das câmeras compactas, o ajuste da velocidade de obturação e do diafragma é automático, apenas o ISO está disponível, mas este não é tão elevado.
• É importante destacar que o uso do tripé não é apenas uma solução, mas uma necessidade, principalmente quando se usa uma teleobjetiva. O tripé ideal é o de campo e não o de estúdio. O uso do parasol é recomendado em diversas situações, falarei dele em outra oportunidade.
• Mantenha seu equipamento seguro, com a alça de mão ou a de pescoço, isso evitará queda e danos ao equipamento. Bom trabalho!
Direitos Autorais
• Todos os direitos reservados! É proibido imprimir, copiar, distribuir (mesmo a título de gratuidade), encartar, reproduzir (por qualquer meio mecânico, eletrônico, digital, fotográficos, filme e vídeo), sem a devida autorização fornecida por escrito pelo proprietário do Site FotoOlhar.com, antigo FotoMBoé.com. Todas as imagens (desenhos, pinturas, ilustrações, fotografias, vídeos etc.), textos, slides show, galerias, apresentações (em Flash, exe, html etc.) foram produzidas por Vivaldo Armelin Júnior que é o detentor dos direitos autorais.
• É permitida a abertura exclusiva online, qualquer outra possibilidade é necessário autorização por escrito fornecida pelo responsável, acima descrito.
Voltar para o conteúdo