Equip - FotoOlhar

Ir para o conteúdo

Equip

Turismo Fotográfico
Índice
(em ordem de lançamento)
Objetivas 02 • Objetiva Zoom 01 • Smartphone 02 Smartphone 01 • Equipamento Ideal 01 •
Introdução 03 - Objetivas 02
Por: Vivaldo Armelin Júnior - Abr./22
• Vamos entender os tipos de objetivas, popularmente identificadas como lentes, os equipamentos mais simples possuem objetivas fixas ao seu corpo e elas poderão ser zoom. Nos smartphones e celulares elas são fixas e não possuem zoom óptico, mas sim digital. Nas câmeras compactas elas também tem objetivas fixas de uma única distância focal com zoom digital ou uma objetiva zoom (zoom óptico).
• Nas DSLR e Mirrorless com objetivas fixas e cambiáveis (única distância focal) ou as objetivas zoom, também cambiáveis. Em ambos os casos existem (em equipamentos full frame) as objetivas grande angulares até 35 mm, as normais com 50 mm, as teleobjetivas acima de 75 mm, basicamente. As objetivas fixas cambiáveis, como já foi destacado, não são fixadas ao corpo do equipamento, mas este nome refere-se a uma única distância focal, por exemplo, 15 mm, 35 mm, 50 mm, 100 mm etc. Elas também poderão ser macro (verdadeiro) como a 100 mm da Canon.
Nota: Para utilizar uma objetiva de um equipamento "x" em um "y" é necessário um adaptador. Bom trabalho!
Introdução 02 - Equipamento ideal 02
Por: Vivaldo Armelin Júnior - Mar./22
• Algumas informações importantes são necessárias para que você possa optar pelo equipamento a ser utilizado, apresento três modelos de câmeras, uma integrada a um smartphone, muito usada nos nossos dias.
• Faça uma comparação e analise para que sua opção seja a melhor possível em relação a recursos, ajustes, assessórios... Vejam as imagens e boa aquisição ou opção.
Objetiva Zoom 01
Por: Vivaldo Armelin Júnior - Fev./22
• As objetivas zoom são versáteis quanto ao uso, pois dependendo da variação da milimetragem poderá ser útil para fotografia "macro", close-up, retratos, paisagens, fotografia panorâmica, de animais selvagens, entra tantas outras possibilidades. A vantagem das objetivas zoom em muitas situações é a possibilidade de fazer foto a distância ou até em planos bem fechados, sem a necessidade da troca de objetiva, em relação as fixas. Até mesmo em equipamentos compactos elas são eficazes, o inconveniente é que elas são fixas ao corpo do equipamento.
• É óbvio que as objetivas destes equipamentos compactos, mesmo as superzoom, não produzem os mesmos resultados que as cambiáveis, mesmo as mais simples, outro problema, no caso das compactas é o tamanho do sensor, bem menor do que os das DSLR e Mirrorless.
• As superzoons variam em comprimento do zoom, mas podem ser bem potentes, o problema é que quanto mais fechado seja o plano, pior será a foto e ocorrerá um achatamentos da imagem, pois perde-se em luz e volume, ou seja, a imagem final é chapada.
• Quanto mais aberto o zoom, mas amplo é o campo/área fotografado, e, quanto mais fechado, mais restrito é a área/campo. Em outras palavras, é possível aproximar a imagem do modelo em um detalhe, mesmo quando o fotógrafo ou a fotógrafa estiverem mais distantes.
• É muito comum o uso em foto de modelos e nus serem feitas com a objetiva 70x200 mm, da série "L", no caso da Canon. Fazer capturas com objetivas zoom exige técnica e alguns cuidados, como o uso de tripé e, se o zoom for muito longo, será necessário um monopé ou tripé para a objetiva. Leia com atenção o manual da objetiva e do equipamento e veja as possibilidades de uso.
As objetivas quanto mais longas em milímetros, mais luz será necessário ou usar abertura maior do diafragma ou uma velocidade mais lenta, ou ainda, um ISO mais elevado. É óbvio que esses ajustes são integrados. Bom trabalho e boas experiências!
Smartphone 02
Por: Vivaldo Armelin Júnior
• Hoje em dia existe a possibilidade do uso de objetivas externas em smartphones, seja de uma câmeras duas e até três. São pequenas, mas cumprem seu papel, com certa qualidade, porém, tem-se que tomar cuidado com a perda de luz e passar, em alguns casos usar um tripé, monopé, ou outro estabilizador, uma vez que o aumento do ISO prejudica a qualidade final da imagem.
• Estas objetivas são relativamente baratas e são vendidas em kits, na maioria das vezes, permitindo transportá-las com facilidade, mesmo as teleobjetivas. Em outras matérias aprofundarei o assunto! É preciso ter cuidado para não perdê-las, deixar cair ou tomar chuva. Boas capturas!
Smartphone 01
Por: Vivaldo Armelin Júnior
• Para uma viagem um bom smartphone é uma opção para fazer capturas fotográficas com ótima qualidade, uma sugestão, mantenha os arquivos fotográficos nas nuvens e não apenas no aparelho, por exemplo, o Google Fotos, dele será fácil transferir para o PC, Notebook, tablet e gravá-los em CD ou em um HD externo.
• Os smartphones possuem ótimos recursos e permitem ajustes, mesmo o zoom, apesar de ser digital, tem um resultado satisfatória, desde que não se deseje fazer grandes ampliações, pois na realidade o que o equipamento faz é apenas recortar a imagem e artificialmente inserir pixels.
• Você poderá tirar fotografia em interior e exterior, alguns modelos até possuem flash, mas cuidado, tem ambientes internos em que eles são proibidos, você pode fotografar, mas sem disparar o flash, é o caso de museus, igrejas, exposições etc.
• Os equipamentos com mais de uma objetiva, ou seja, mais de uma câmera são os melhores, porque eles fazem a sobreposição das imagens simulando uma qualidade melhor, inclusive para ampliação e impressão em papel. Tem muitos jornalistas os utilizando no dia a dia.
• Outra informação interessante, estes equipamentos ganharam a possibilidade do uso de objetivas, o interessante é que são ligeiramente baratas e produzem bons resultados das grandes angulares, normais, teleobjetivas e até as zoons. Uma opção interessante para levar em viagem, pois não fazem volume.
• Por fim, usei o Smartphone Samsung Galaxi J6 com duas câmeras. Boas experiências e capturas.

Destacamos algumas marcas de equipamento fotográfico de boa a ótima qualidade (ordem alfabética):

Canon
Fujifilm
HP
Kodak
Minolta
Nikon
Olympus
Panassonic
Pentax
Sanyo
Sansung
Sony

Equipamentos de baixo custo  (ordem alfabética)
:

Aypitec
Benq
Casio
Mitsuca
Multilaser
Newlink
Philco
Sunfire
Tron
Vivitar (problema com assistência Técnica no Brasil
)

Introdução 01
Por: Vivaldo Armelin Júnior
• O equipamento ideal é aquele que temos, não importando a marca ou modelo. Esse negócio de que a melhor foto só será obtida com equipamento de qualidade e caro é pura balela, o que vale é a intencionalidade e o respeito a algumas regras fotográficas, mesmo que ela não permita grandes ampliações. A boa imagem surge da dedicação do fotógrafo, da sua perspicácia, saber se ocultar, saber olhar.
• O equipamento com mais recursos, abre as portas para superar alguns obstáculos, por exemplo, um equipamento sem zoom óptico limita a distância e até o plano, de maneira diferente o com zoom, mesmo a uma certa distância, ainda é possível capturar uma imagem num plano mais fechado.
• Mesmo com câmeras digitais de 0,3 ou 0,7 Mp é possível produzir imagens interessantes, como algumas que disponibilizamos gratuitamente aqui no FotoMBoé.com, em ambientes abertos ou fechados, em dias ensolarados ou nublados e chuvosos, numa festa infantil, casamento, num piquenique etc.
• Os equipamentos fotográficos convencionais (de filme) eram limitados no que se refere ao número de opções e recursos. Os digitais, mesmo os mais simples existem uma boa quantidade de recursos para ajustar e melhorar a qualidade da imagem. E se esses não forem suficientes existe ainda a possibilidade do uso de um software para aprimorar todas aquelas fotografias com algum “problema”.
• Para concluir, o equipamento ideal é aquele que conseguimos comprar, que saibamos utilizar e explorar. Não adianta ter um equipamento profissional se ele será usado apenas no modo automático. Isso é jogar dinheiro fora.


• Máquinas fotográficas com quatro ou mais Mp, já permitem uma imagem de boa qualidade e bom tamanho de impressão. Esses equipamentos garantem uma maior quantidade de cores, tons e nuanças entre o claro e escuro, pois o número de informação armazenada é bem maior.
• Não caia no conto do zoom digital, esse recurso apenas amplia os pixels, ação que provoca a granulação ou ruído da e na imagem.
• Bateria ou pilha recarregável são as mais recomendadas. Quando recarregadas a cada quinze dias, sem deixa-las descarregar totalmente, podem durar três anos ou mais. Nós do FotoMBoé.com temos algumas pilhas que vão para o quarto ano de uso.
• Nunca embrulhar as pilhas ou baterias em plástico magnetizado ou papel alumínio.

• Muitos equipamentos de marcas desconhecidas, geralmente procedentes da China, podem ser encontrados com marcas diferentes, dependendo do importador.

• Em viagens uma máquina pequena poderá facilitar o seu transporte e não chamar a atenção dos gatunos. Uma máquina maior exigirá uma bolsa, maleta ou mochila, fatores que além de incomodar também chamam a atenção daqueles que não tem o que fazer na vida.
• Existem muitos equipamentos de qualidade, mas não caiam na conversa de propaganda que dão ao equipamento qualidades de um profissional.
• Junto com o equipamento é conveniente ter um jogo extra de pilha ou bateria. Um protetor contra umidade, um mero saco plástico sem furos, protegerá seu equipamento. Não recomendamos guardar a máquina no saco com as pilhas ou baterias.


• Marcas de equipamento desconhecidas poderão trazer problemas quanto a garantia, assistência técnica, qualidade da imagem e do equipamento. Muitos deles a resolução final ocorre pela interpolação, portanto artificial e não a real. O tamanho dos sensores são muito pequenos, sua capacidade em Mp é baixa. Para compensá-la usa-se um software para interpolar pontos. Esse não melhora a qualidade.

Direitos Autorais
• Todos os direitos reservados! É proibido imprimir, copiar, distribuir (mesmo a título de gratuidade), encartar, reproduzir (por qualquer meio mecânico, eletrônico, digital, fotográficos, filme e vídeo), sem a devida autorização fornecida por escrito pelo proprietário do Site FotoOlhar.com, antigo FotoMBoé.com. Todas as imagens (desenhos, pinturas, ilustrações, fotografias, vídeos etc.), textos, slides show, galerias, apresentações (em Flash, exe, html etc.) foram produzidas por Vivaldo Armelin Júnior que é o detentor dos direitos autorais.
• É permitida a abertura exclusiva online, qualquer outra possibilidade é necessário autorização por escrito fornecida pelo responsável, acima descrito.
Voltar para o conteúdo