Sugestões - FotoOlhar

Ir para o conteúdo

Sugestões

Turismo Fotográfico
Índice
(Em ordem de lançamento)
O que levar? 03 Farolete de Led e Papel Vegetal 01 • O que levar? 02 • O que levar? 01 •
Por que levar um farolete de led e papel vegetal?
Por: Vivaldo Armelin Júnior Jan./22
• Uma indicação interessante é levar um farolete de led que poderá ser um canivete suíço, mais um pequeno pedaço de papel vegetal e fita adesiva para papel. Em muitas situações de detalhes ou até mesmo fotos de pessoas a iluminação é inadequada e você não que usar o flash do equipamento para não ter uma imagem final com sombras duras e chapada. A vantagem dos atuais faroletes de led são: Tamanho, potência de iluminação e possibilita a fixação de papel vegetal, para deixar a luz mais difusa, ou ainda, gelatinas coloridas (elas são transparentes) para criar iluminação especial, contorno, enchimento e até um efeito especial. Poderá ser usado para dar cor ou modificar a original do fundo.
• Eles são recarregáveis, alguns modelos com bateria fixa e que podem ser carregados no USB do carro, você também poderá ter uma tomada USB para conversão da voltagem para carregamento das baterias. Ter dois equipamento ou pilhas ou baterias extras é uma boa opção.
• Os faroletes denominados militares são potentes e tem ajustes da área iluminada (zoom). Ideal, com difusor para close-up e fotografia macro. Boas experiências e capturas!
Fotógrafo amador com smartphone - Objetivas
Por: Vivaldo Armelin Júnior Ago./21
• Muitos viajantes nos nossos dias optam por viajar e não levar uma câmera fotográfica digital compacta ou mesmo uma profissional, mas apenas o smartphone, o problema é que a pessoa fica limitada no tipo de foto, por exemplo quando se é necessário o uso de zoom. Estes equipamentos possuem zoom digital e não óptico, condição que limita a possibilidade de ampliação quando da impressão em papel ou mesmo em um monitor de Led, LCD ou Plasma. No entanto, existes acessórios interessantes que são acoplados à frente da objetiva da câmera como lentes grande angulares, normais, teleobjetivas, macro etc. Estas não são caras e nem mesmo de difícil aquisição, vários sites de lojas físicas ventes estas objetivas a bom preço e geralmente são comercializadas em kits.
• Vale a pena sua aquisição? Posso dizer que sim, mesmo não sendo de alta qualidade no que se refere ao corpo, pois são de plástico em sua maioria, porém, elas produzem imagens de qualidade. Apresentarei em outra oportunidade o resultado com estas objetivas. Ah! Não importa se seu smartphone possui um, duas ou três objetivas. Pelos meus testes todos aceitaram as objetivas. Existem kits maiores do que apresentado na fotografia abaixo, não fazem volume, mas cuidado para não perdê-las, pois são muito pequenas. Boa experiência e captura!

Fotógrafo amador com equipamento amador
Por: Vivaldo Armelin Júnior
Quando uma pessoa deseja fotografar para guardar as imagens como lembrança, não tem como adquirir um equipamento mais sofisticado, também poderá produzir ótimas imagens e com qualidade. Qualquer câmera amadora com resolução mínima de quatro Mp produzirá imagem de qualidade, não é necessário nenhum equipamento com dez, doze ou quinze Mp. Caso essa câmera possua zoom óptico de pelo menos três vezes já será o suficiente. No entanto, caso não tenha zoom óptico, não se desespere, as câmeras digitais tem a função macro e as mais simples podem tirar fotos entre cinquenta e vinte cm de distância do objeto, elemento ou modelo. Leia o maual da mesma para saber qual é a distância mínima focal.

O que levar?
É recomendado além de levar a câmera e um estojo para guardá-la.
Cartões extras ou um de grande capacidade compatível com o equipamento.
Pilha ou bateria reserva, caso o tempo de fotografia seja longo recomendamos três jogos, sendo dois reservas.
Quando se tratar de caminhada sugerimos usar estojo de cinto impermeável, pois evita em caso de chuva maiores danos ao equipamento. Outra vantagem é que geralmente estes possuem locais para o transporte seguro de cartões, pilhas ou baterias, lenço etc.
Ter em mãos lenços próprios para a limpeza das lentes, visor e tela de LCD. Nunca utilizar pano áspero, úmido, que solte fibras ou fios. Também tecido que solte tinta nunca deve ser utilizado.

<— A imagem à esquerda não teve ajuste de iluminação correto e de balanço de branco.

Cuidados e lembretes:
É importantíssimo que o equipamento esteja com a alça de pescoço ou a pulseira para evitar queda. Andar com ele sempre pendurado ao pescoço ou preso pelo pulso é regra para o bom fotógrafo.
Equipamentos amadores, não possuem encaixes para para-sol, por esse motivo é possível improvisar um ou usar as mãos sobre a objetiva para evitar a ação da luz sobre a lente.
Numa caminhada em área rural, caso esteja em grupo, é importantíssimo o silêncio. O barulho da fala, risada ou até dos passos mais fortes provocarão a fuga de possíveis modelos do mundo animal, como insetos, aves, répteis, mamíferos etc.
Estar sempre atento a tudo que está a seu redor e com a câmera próxima da posição ideal para o disparo. Esse cuidado vai evitar movimentos bruscos.

Na foto à direita foi utilizado o zoom digital, a imagem ficou com qualidade ruim e cheia de ruído. —>

Direitos Autorais
• Todos os direitos reservados! É proibido imprimir, copiar, distribuir (mesmo a título de gratuidade), encartar, reproduzir (por qualquer meio mecânico, eletrônico, digital, fotográficos, filme e vídeo), sem a devida autorização fornecida por escrito pelo proprietário do Site FotoOlhar.com, antigo FotoMBoé.com. Todas as imagens (desenhos, pinturas, ilustrações, fotografias, vídeos etc.), textos, slides show, galerias, apresentações (em Flash, exe, html etc.) foram produzidas por Vivaldo Armelin Júnior que é o detentor dos direitos autorais.
• É permitida a abertura exclusiva online, qualquer outra possibilidade é necessário autorização por escrito fornecida pelo responsável, acima descrito.
Voltar para o conteúdo