Smartphone.01 - FotoOlhar

Ir para o conteúdo

Smartphone.01

Registro Fotográfico
Índice
(Em ordem de lançamento)
• Smartphone.01 - Como Fotografar 03
• Smartphone.01 - Como Fotografar 02 • Smartphone.01 - Como Fotografar 01 •
Como Fotografar 03
Por: Vivaldo Armelin Júnior - Abr./23
• Os smartphones atuais possuem vários ajustes e cada um deles proporcionam capturas fotográficas de melhor qualidade, é o caso do modo Pro (profissional ou professional em inglês). Este modo permite ajustes finos manuais e não automáticos. A opção estará em espaço diferente em cada aparelho e até modelo do mesmo fabricante, por essa razão, é fundamental pesquisar e ler os manuais. Bom trabalho!
Como Fotografar 02
Por: Vivaldo Armelin Júnior - Abr./23
• Não há diferença nas regras e condições para se fotografar com uma câmera fotográfica ou um smartphone. A diferença está na maneira de ajustá-los, mas estes ajustes, são todos eletrônicos e digitais nos smartphones. Quem aprendeu a fotografar em um smartphone está apito a fotografar com uma Mirrorless, por exemplo. Os softwares dos smartphones evoluíram muito e melhoraram a qualidade da captura, inclusive com sensores maiores. Tem resolução boa e até estão sendo utilizados por profissionais. Um curso de fotografia com equipamento comum, mesmo com os equipamentos analógicos, são perfeitamente indicados para quem fotografa com smartphone. Um único vício dos fotógrafos ou fotógras com smartphone é o de fotografar, na maioria das vezes na posição retrato e poucas vezes na posição paisagem. Essa condição perde em amplitude visual em muitas situações, esse “erro” é comum com fotógrafos ou fotógrafas com equipamentos fotográficos digitais ou convencionais a de fotografar apenas na posição horizontal (retrato). É importante saber diferenciar o momento adequado para uma captura na horizontal e uma na vertical, essa condição vale para o vídeo. Compare abaixo as duas posições. Fotos capturadas com o smartphone Samsung J6. Bom trabalho!
Como Fotografar 01
Por: Vivaldo Armelin Júnior - Jun./22
• Nesta matéria inicio as explicações, análises e indicações sobre o Smartphone e o processo fotográfico e almas sugestões de ajustes.
• A fotografia em smartphone tem se expandido na preferência da população mundial, mesmo em se tratando de imagem com qualidade inferior aos equipamentos compactos e DSLR, por diversos motivos: fácil transporte, seu peso, tamanho e facilidade transporte, mas estes equipamentos têm inconvenientes, por exemplo: tamanho do sensor, possuir lente fixa, zoom digital...
• Ao utilizá-lo é preciso agir como qualquer fotógrafo, primeiro, conhecer o equipamento, seus ajustes, recursos e possibilidades, mesmo quando se faz selfies. Toda captura deve ser feita segurando, preferencialmente, com as duas mãos, só em casos especiais usar uma mão, manter os braços estabilizados no corpo e prender a respiração quando do disparo. Não seja comum, inove quanto à posição, plano, ângulo, distância, por exemplo, geralmente as pessoas fazem selfies posicionando a câmera de cima para baixo, pois criará a sensação de superioridade, grandeza e força, mas essa posição quando não bem iluminada apresentará mais defeitos do que qualidade.
• Por tudo isso, é necessário rever alguns conceitos sobre fotografia e, principalmente, ousar. É importante lembrar que uma selfie é um mero autorretrato. Boa pesquisa, experiência e trabalho!
Direitos Autorais
• Todos os direitos reservados! É proibido imprimir, copiar, distribuir (mesmo a título de gratuidade), encartar, reproduzir (por qualquer meio mecânico, eletrônico, digital, fotográficos, filme e vídeo), sem a devida autorização fornecida por escrito pelo proprietário do Site FotoOlhar.com, antigo FotoMBoé.com. Todas as imagens (desenhos, pinturas, ilustrações, fotografias, vídeos etc.), textos, slides show, galerias, apresentações (em Flash, exe, html etc.) foram produzidas por Vivaldo Armelin Júnior que é o detentor dos direitos autorais.
• É permitida a abertura exclusiva online, qualquer outra possibilidade é necessário autorização por escrito fornecida pelo responsável, acima descrito.
Voltar para o conteúdo