Temas fotogr´paficos - FotoOlhar

Ir para o conteúdo

Temas fotogr´paficos

Foto Colorida
Índice
(Em ordem de lançamento)
Foto Colorida 04 Captura 01 Flor 01
Por: Vivaldo Armelin Júnior - Jul./22
• A captura de fotografia de flores em ambiente externo proporciona, em muitas situações, excelentes imagens fotográficas, porém em algumas situações a luz difusa é a melhor para a o resultado final da foto, porém, a luz que revela a transparência das pétalas (contraluz) também produz resultados surpreendentes.
• Nos dias ensolarados pode-se usar sobre a flor uma folha de papel manteiga, vegetal ou um tecido fino, que não aparecerão na captura, com a função de um difusor. Onde houver sombras marcantes e indesejáveis, pode-se usar um rebatedor branco de isopor, que também não aparecerá na imagem capturada. Outra solução interessante é em relação ao fundo, em algumas situações ele poderá estar estourado (excesso de luz), essa condição cria uma imagem pouco interessante, para solucionar o problema basta colocar no fundo, por exemplo, uma folha de papel cartão preto e opaco, condição que criará um fundo infinito e valorizará sua imagem final. Este papel cartão poderá ser em cor ou em tons de cinza, sempre em cor complementar ou contrastante em relação à cor da flor.
• Por fim, faça capturas de cima para baixo, frontal, de baixo para cima, circulando em torno da flor, ou seja, explore as possibilidades de composição e enquadramento, mas também explore os diferentes planos. Bom trabalho!
Foto Colorida 03 Fachadas de Igrejas 01
Por: Vivaldo Armelin Júnior - Jul./22
• Nesta matéria abordarei a questão da cor em fotografia da fachada de igrejas e como valorizá-las, para isso, usei as fotos de duas igrejas do interior de São Paulo, a Igreja de Santana (Sant’ Anna) em Santana de Parnaíba e da Igreja de N. Sra. da Saúde em Campos do Jordão. As duas capturas foram realizadas em condições e horários diferentes, condição essa que permite diferenciar o estilo de captura. É importante destacar que as igrejas nas suas fachadas não possuem uma variação de cores, geralmente monocromáticas, variando apenas o tom, por exemplo, paredes claras e frisos, colunas mais escuras.
— A Igreja de Santana é fotografada aproveitando a inclinação do terreno e valorizando a sua grandiosidade, resultado plenamente satisfatório, bastando eliminar o poste que está à esquerda, pois ele interfere na qualidade da imagem. Porém este não é o assunto desta matéria, voltemos a questão das cores. Uma maneira de valorizar a imagem da igreja, lembrando que a primeira tem outro objetivo, como descrito anteriormente, é aproveitar-se de elementos naturais ou artificiais com outra(s) cor(s), na segunda foto pode-se visualizar esta diferença, a igreja continua sendo o elemento principal, mas cria-se uma área de interesse com o contraste entre o verde das plantas e a cor da fachada.
— Já na Igreja de N. Sra. da Saúde busquei as cores nos detalhes, no caso, na pintura acima da porta de entrada. Esta pintura valoriza muito a fachada, um diferencial. Observe na sequência, a começar do plano geral (mais aberto) até o detalhe da pintura. A sequência de capturas conta-nos uma história.
• Estas são as duas maneiras de valorizarmos as cores de uma fachada, existem outras possibilidades, inclusive com iluminação especial em época de festas religiosas. Vale lembrar que estas possibilidades podem ser usadas em qualquer tipo de fachada. Boas capturas e experiência!
Foto Colorida 02 Vista do Alto 01
Por: Vivaldo Armelin Júnior - Mar./22
• A fotografia colorida, bem como qualquer outra, seja em preto e branco, escala de cinza, monocromia, possibilitam temáticas variadas, nesta matéria apresento três fotos com o tema "Vista do Alto". Um tipo de fotografia que pode ser feita com objetivas fixas, grande angulares, zoom e teleobjetivas, vai depender das suas intensões e necessidades, ou seja, do que você quer fotografar.
 
• As fotos:
 
1. Águas da Prata, SP;
 
2. Poços de Caldas, MG;
 
3. Salto, SP.
 
• Analise-as e veja de que maneira poderia fazer novas capturas. Você deve estar se perguntando, qual a configuração? Como já destaquei em matérias anteriores, não costumo informá-las porque não há como repeti-las em função de vários fatores, clima, nuvens, horário do dia... Bom trabalho!
Composição com Nuvens 01
Por: Vivaldo Armelin Júnior - Fev./22
• As nuvens em contraste com o azul do céu ganham destaque e até volume, proporcionando uma imagem de melhor qualidade em relação à composição. No entanto quando o céu está muito nublado e sem contrastes há uma área de pouco interesse, como é o exemplo da imagem à direita e acima.
• Vejam que nas demais fotos as nuvens e o azul do céu valorizam as edificações e áreas verdes. Para que isso ocorra é importante que os ajustes sejam bem-feitos, por exemplo, um balanço de branco adequado, ISO correto...
• Para estas fotos eu usei a Fujifilm L55, uma câmera compacta com zoom óptico, um ótimo equipamento e com qualidade de imagem final. Bom trabalho e boa experiência.
Contraste Cromática 01
Por: Vivaldo Armelin Júnior - Set./21
•O contraste é uma maneira de compor uma imagem, sejam entre partes em foco ou do primeiro plano e o fundo em foco (grande profundidade de campo), ou ainda, o primeiro plano em foco e o segundo fora de foco (pouca profundidade de campo), por fim, o primeiro plano poderá estar fora de foco e o fundo nítido.
• As cores posicionadas opostamente no círculo cromático (veja em Cor e Luz – Teoria das cores, seja este contraste entre uma primária e uma secundário, uma secundária e uma terciária...) sempre gerarão grande contraste entre elas, como podemos visualizar nas quatro imagens abaixo. Neste caso, será possível seguir alguma regra, como do terço, Fibonacci, simetria etc.
• O contraste cromático, ou sega, entre cores, portanto ele não se refere ao contraste entre um dos neutros (branco, preto ou um dos tons de cinza) e uma cor. Esse contraste poderá também ser entre tons mais claro e mais escuro de uma determinada cor ou entre cores diferentes.
• Para se conseguir excelentes contrastes durante a captura é o ideal você saber fazer ajustes no equipamento, como o ajuste da velocidade de obturação, ISO e abertura do diafragma, incluo também o balanço de branco. É óbvio que com equipamento mais simples estes ajustes são automáticos, mas neste caso, muitos deles lhe oferecem a opção "P" que possibilita alguns ajustes manuais. Bom trabalho e excelentes capturas!
Por: Vivaldo Armelin Júnior
• Clicar nos mesmos números nas duas galerias para poder compará-las.
Tratadas
Originais
Tratadas
Originais
• Clicar nos mesmos números nas duas galerias para poder compará-las.
Tema 03
Tratamento 01
Por: Vivaldo Armelin Júnior - Mai./21
• Usei uma câmera extremamente simples, sem quase nenhum recurso, mas pode fazer boas capturas, mesmo sabendo que não poderia fazer ampliações de qualidade. Câmera Polaroid iS829, já fora de linha. Depois passei por um tratamento usando um software pago, mas mais simples do que os mais caros. Boa comparação e trabalho!
Tema 02
Nuvens e o Verde 01
Por: Vivaldo Armelin Júnior - Abr./21
• Usei a Canon EOS XS, com a objetiva do kit, 18x55mm, no Pico do Itapeva, a 2015 m de altitude acima do mar, no município de Pindamonhangaba, SP, ao lado de Campos do Jordão, SP.
• Haviam muitas núvens naquele dia, no final da tarde até choveu, como é uma área de preservação ambiental é preciso respeito e cuidado com a natureza e os animais.
• Excelente espaço para fotografia panorâmica ou mesmo com teleobjetiva para capturar detalhes.
Horários do Dia 01
Por: Vivaldo Armelin Júnior - Mar./21
• Usei uma câmera compacta, fora de linha e comercialização, a Canon Powershot A640, mas que ainda produz imagens satisfatórias com boa qualidade e resolução.
• A ideia é apresentar propostas de temas fotográficos para fotos coloridas, mas, não como são capturadas e ou como foram ajustadas. Boa análise!
Direitos Autorais
• Todos os direitos reservados! É proibido imprimir, copiar, distribuir (mesmo a título de gratuidade), encartar, reproduzir (por qualquer meio mecânico, eletrônico, digital, fotográficos, filme e vídeo), sem a devida autorização fornecida por escrito pelo proprietário do Site FotoOlhar.com, antigo FotoMBoé.com. Todas as imagens (desenhos, pinturas, ilustrações, fotografias, vídeos etc.), textos, slides show, galerias, apresentações (em Flash, exe, html etc.) foram produzidas por Vivaldo Armelin Júnior que é o detentor dos direitos autorais.
• É permitida a abertura exclusiva online, qualquer outra possibilidade é necessário autorização por escrito fornecida pelo responsável, acima descrito.
Voltar para o conteúdo