Efeitos.01
MONOCROMIA 05
Por: Vivaldo Armelin Jr.
• A captura desta imagem foi feita com a câmera fotográfica Canon PowerShot A640, com resolução de 10 MP, abertura do diafragma f/2.8, velocidade de obturação 1/1000 s, ISO 100, modo “P”.
MONOCROMIA 01
• A monocromia é a variação ou gradação tonal de uma cor do mais escuro para o mais claro, o contrário também é válido.
• Uma imagem em P&B não é monocromática porque o preto, branco e o cinza não são cores e erroneamente também se afirma que uma imagem em escala de cinza é monocromática. Elas estão erras porque o preto, branco e cinza são neutros, repetindo, não são cores.
• A imagem monocromática é aquela como a dos exemplos abaixo, pois cada uma delas tem a imagem definida por uma única cor e seus tons.
• Em uma imagem monocromática as formas, elementos e volumes são definidos pela variação tonal da cor.
• As imagens coloridas quando são convertidas para a monocromia ganham uma nova maneira para serem lidas, interpretadas e analisadas. Estas ganham uma força e prendem a atenção do expectador, pois podem impactar visualmente.
• Os equipamentos digitais possuem recursos internos para a captura de imagens em P&B, Sépia, envelhecimento, por exemplo, mas para convertê-las em monocromia será necessário um software externo.
MONOCROMIA 02
• Como as imagens fotográficas em P&B, neutros, a monocromia fotográfica valoriza a gradação tonal da cor do mais claro para o mais escuro até quase que o branco ou o contrário, quase o preto. Por que isso acontece? A explicação é simples, os tons mais escuros e mais claros não vão à saturação máxima, mas a um neutro colorido.
• A monocromia valoriza as áreas de claro e escuro, consequentemente o contraste.
• É uma maneira diferente de leitura de uma imagem fotográfica.
• Nesta edição escolhemos a monocromia em imagens de aves para demonstrar uma das possibilidades de trabalho. Usamos desta vez o software ACDSee. Infelizmente não existe uma versão em português –Br.
• Neste software existe uma ferramenta "Color" onde é possível criar imagens monocromáticas com ajustes, ou seja, é possível a personalização.
• É importante você experimentar esse efeito, a monocromia, diretamente no equipamento se esse recurso estiver disponível. Caso isso não seja possível, pois seu equipamento não permite esse tipo de configuração, não tem problema, basta usar um dos softwares grátis, como o Paint.Net, PhotoFiltre, FotoScape, ou um dos livres, como o Gimp, ou ainda, um dos pagos como o ACDSee.
• A experiência leva à perfeição, pois durante o processo ocorrerão erros e acertos.
• Caso o resultado não seja satisfatório é importantíssimo descobrir qual foi o problema e se descobrir um erro não se desgaste, mas use-o como aprendizado e solução para eventuais erros ou problemas futuros.
MONOCROMIA 03
• Não é qualquer imagem que poderá ser convertida para a monocromia, bem como para o P&B. As melhores imagens são aquelas que possuem boas áreas de brilho e contraste.
• Imagens muito tênues poderão ficar monótonas.
• A imagem bem iluminada é a melhor opção, mas não com explosão.
• Uma imagem de baixa resolução também poderá não produzir o resultado esperado.
• As três imagens foram escolhidas pelas boas áreas de contraste, de claro e escuro ou luz e sombra, pelas formas e também a relação entre as cores da imagem original.
• A imagem menor, acima, foi convertida para azul anil. O resultado não seria o mesmo caso o céu, na imagem original estivesse bem azulado ou mesmo o verde das folhas puxasse para o verde-azulado.
• Ter o cuidado de fazer teste com várias imagens até sua escolha final. Quando for salvar a imagem convertida ter o cuidado de escolher "Salvar como..." e renomeá-la.
• A imagem na posição retrato, abaixo e à esquerda, ganhou força e destacou o fundo tênue das edificações ao fundo. A cor original dos prédios eram próximas do amarelo e bege, mas como a atmosfera estava carregada de poluição a visão era do acinzentado. Os tons verdes valorizaram as formas destas.
• Por sua vez a imagem abaixo e à direita, do fungo, foi ajustada com um tom mais claro do marrom, cor do tronco, para manter de certa maneira suas, o que não modificou a beleza das formas deste.
• Por essa razão é importante escolher um software que permita ajustes e adequações manuais. Quando a conversão é automática não há como adequá-la aos seus interesses.
• Ousar durante a captura é importante, pois o resultado final durante a conversão será o melhor possível.
• Na captura tentar visualizar (imaginar) a imagem já convertida. Essa ação facilitará seu trabalho durante a edição/conversão.
• Uma sugestão é capturar suas imagens fotográficas em P&B e depois convertê-las para monocromia.
• Você poderá utilizar o Adobe Photoshop, o Corel PaintShop, ACDSee (todos pagos), mas também o Gimp (livre e grátis), Paint.Net, entre outros.
• Optar pelos ajustes manuais produzirá um trabalho final mais preciso e adequado às suas necessidades e objetivos.
• Em muitas ocasiões o recorte proporcionará, ou melhor, favorecerá um resultado mais interessante e satisfatório.
MONOCROMIA 04
• A captura desta imagem foi feita com a câmera Fotográfica Pentax Optio E10, com resolução de 6 MP, abertura do diafragma f/5.6, velocidade de obturação 1/133 s, ISO 100, modo “P”.