ABC - FotoOlhar

Ir para o conteúdo

ABC

Glossário > A-Z
A.
AA - 1. Denominação usada para identificar as pilhas denominadas palito, pequenas, porém maiores do que as do tipo "AAA", independentemente do fabricante.
AAA - 1. Denominação usada para identificar as pilhas pequenas, independentemente do fabricante.
Aberração - 1. Problema da lente ou distorção desta que provoca uma captura fotográfica pouco nítida. 2. Ela pode ser "Cromática" ou "Monocromática".
Aberração Cromática - 1. Trata-se de um "defeito" gerado pela objetiva e suas lentes ou, ainda, pelo sensor e processador na interpretação de uma determinada cor. 2. Também poderá ocorrer por alguma imperfeição das lentes na objetiva.
Aberração Monocromática - 1. Ela pode ocorrer por falha nas lentes de uma objetiva ou por erro de interpretação dos sensores de uma cor refletida que chega a eles.
Abertura - 1. Trata-se do sistema que imita a íris do olho humano no equipamento fotográfico, portanto ele pode abrir ou fechar dependendo da quantidade de luz que se deseja para a captura de uma fotografia. Quanto mais aberto o diafragma, mais luz entrará, no entanto a unidade de medida será menor. Usa-se a unidade de medida "f" ou "f stop", sendo que, por exemplo, f/1.2 o diafragma estará extremamente aberto, portanto permitindo a passagem de muita luz. Neste caso o fundo é desfocado, chama-se este efeito de "Profundidade de Campo". Quanto mais fechado está o diafragma maior é o valo "f", veja: f/8, f/22, f/32... Neste caso, quanto menor a quantidade de luz que atinge o sensor, maior será a "profundidade de campo", ou seja, haverá maior nitidez. 2. Importante: Só os equipamentos mais sofisticados permitem o ajuste manual da abertura do diafragma, por exemplo: as câmeras full frame, as de entrada, as mirrorless, algumas compactas avançadas.
Abertura Total: 1. Trata-se da abertura máxima permitida pela objetiva, seja ela fixa ou zoom, por exemplo, f/1.8 ou até maior, lembrando quanto maior a abertura o valor "f" será menor. 2. dependendo da abertura poderá ocorrer o fenômeno "profundidade de campo".
Abrir - 1. Ato de aumentar a abertura do diafragma, ou seja, permitir que uma quantidade maior de luz atinja o sensor ou filme. Veja "Abertura".
ADD-On Lerns: 1. Recurso que é parte de câmeras compactas que permitem na parte frontal da objetiva fixa colocar uma lente grande angular, macro ou teleobjetiva.
AE - 1. Em inglês "Automatic Exposure Meter", ou seja, "modo de exposição automática". 2. Nesta situação é a câmera quem faz todos ajustes necessários, como, "velocidade de obturação", "abertura do diafragma" e "ISO". Essa ação automática busca o ajuste "EV" em "0" (zero).
AE Look: 1. Sistema que bloqueia o ajuste da exposição mais recente compondo com os mesmos ajustes previamente realizados.Alia
AF - 1. Refere-se à denominação "auto focus" em inglês ou em português "foco automático". 2. Trata-se do foco realizado automaticamente pelo equipamento, geralmente orientado por "sensores infravermelhos".
AF Lock - 1. Opção para travar o comando "Auto focus" quando realizar a ação de direcionar mais para a direita ou esquerda ou para cima, ou ainda, para baixo, o mesmo vale para as diagonais sem perder o "foco" no "elemento principal" ou "modelo". 2. Não se trata do deslocamento da câmera, mudar de posição/lugar, portanto o fotógrafo e o equipamento sofrerá um pequeno deslocamento sobre o seu eixo. 3. Ação garante o foco no elemento principal e amplia o segundo plano/fundo. 4. Pode-se realizar esta ação segurando o "botão disparador" até a metade, mantê-lo acionado, dar o foco, e respeitando o eixo central realizar o pequeno deslocamento, em seguida, completar o disparo. Nota: o botão disparador estará sempre acionado até a metade até o disparo.
Ajuste B (Bulb) - 1. Este ajuste do obturador é especial, pois o mantém aberto pelo tempo desejado pelo fotógrafo ou fotógrafa, geralmente utilizado em ambientes com pouca luz, mas também em ambientes que se deseja fazer capturas de longa exposição ou com o uso de filtros. Também usado para capturas que produzam rastro de luz, como a dos carros em movimento durante a noite.
Ajuste de Controle de Exposição: 1. Trata-se dos ajustes da abertura do diafragma, a velocidade de obturação e o ISO adequados que permitem obter ima imagem fotográfica adequada, ajustada e com qualidade.
Alias (Aliasing) - 1. Refere-se ao fenômeno que gera pixeis quadrados nas bordas das imagens criando uma sensação desagradável e indesejável que tira a naturalidade dos elementos fotografados. 2. Este fenômeno ocorre em função do contraste dos pixeis que limitam a imagem e a área adjacente.
Ampliar: 1. Aumentar. 2. Deixar maior uma imagem fotográfica digital ou química. 2. No caso de uma ampliação química é necessário um ampliador.
Ampliar com Zoom: 1. Vide "Zoom".
Ampliar via Zoom: 1. Vide "Zoom".
Anti Aliasing: 1. Trata-se de um processo presente em vários programas de edição e tratamento de imagens que reduzem esse efeito indesejável.
Altas Luzes (High Key): 1. Referente à luz muito elevadas, claras e intensas em determinadas áreas de uma fotografia.
Alteração de Sensibilidade: 1. No caso dos filmes é o ajuste artificial do ISO de maneira aumentar ou diminuir-lo a sua sensibilidade à luz ou para criar efeitos luminosos. 2. Esse ajuste pode modificar a intensidade das cores ou das áreas em preto, branco e cinzas.
Anel de Inversão ou reversão da Objetiva: 1. Acessório que permite inverter a objetiva cambiável para obtenção de capturas muito próximas e até macro. 2. Este acessório possibilita a ampliação do elemento fotografado.
Ângulo da Câmera: 1. Referente à posição da câmera em relação ao elemento a ser fotografado que pode ser uma pessoa, paisagem, objeto etc.
Ângulo de Visão: 1.Referente à amplitude em que é possível de ser conseguida em cada objetiva, seja ela fixa ou zoom, em relação à sua distância focal, portanto, quanto maior é a distância focal, menor será a área de captura (ângulo visual), condição que permite uma maior aproximação em relação ao modelo.
Ângulo Visual: 1. Refere-se à área a ser capturada durante uma composição e que é possível dependendo das possibilidades de ajuste da distância focal.
Aspecto Ratio: 1. Relação de tamanho entre a horizontal e a vertical de uma imagem fotográfica, por exemplo: 16x9 ou o contrário, 3:2 (geralmente ajustado em equipamento 35mm). 1:1 etc.
Auto focus - Vide "AF".
Automático, Modo: 1. Prioridade que permite à máquina fotográfica fazer as configurações necessárias para uma boa captura sem a interferência do fotógrafo ou fotógrafa.
Armazenamento Digital: 1. Local onde vai ser arquivada as imagens fotográficas digitais, como: CD, DVD, Blu-ray, HD, Pen Drive, SSD etc.
ASA: 1. Unidade de medida da sensibilidade de um filme. 2.O mesmo que ISO na fotografia digital.
Automatic Exposure Meter - 1. Vide "AE".
B.
Baixa Gama Tonal - 1. Refere-se à imagem fotográfica que tem pouco contraste entre as áreas e com pouca variação tonal entre cada uma dos elementos fotografados.
Baixas-Luzes (Low Key) - 1. Cenas capturadas com uma luz inadequada, com pouca iluminação e ou subexpostas. 2. No caso dos filmes, área muito clara no negativo.
Balanceamento de Cores - 1. Equilíbrio entre as cores do ambiente, ou seja, aquela vista pelos nossos olhos, e a capturada pelo equipamento fotográfico. 2. As câmeras digitais geralmente fazem estes ajustes automaticamente diferentemente das câmeras de filmes fotográficos.
Balanço de Branco (White Balance) - 1. 0 mesmo que "Equilíbrio de Branco". 2. Ajuste eletrônico ou mecânico que equilibra as cores. Ele garante, quando ajustado adequadamente a fidelidade das cores. 2. Em inglês " White Balance". 3. Poderá ser feito manualmente pelo fotógrafo ou fotógrafa e vai depender do modelo do equipamento, os equipamentos compactos amadores ou simples esse ajuste é interno via software automaticamente.
Ball Head - 1. Veja "Cabeça Rótula".
Bandeira - 1. Trata-se de um acessório usado como rebatedor ou difusor (quando semi transparente) podendo ser branco, dourado, prateado, preto, azul etc.
Bateria - 1. Assessório que fornece energia elétrica para aparelhos eletrônicos, inclusive as câmeras fotográficas digitais e ou de filme.
Bit - 1. Unidade de medida utilizado na informática que possui apenas dois valores, 0 (zero) e 1 (um) ou sim e não, por ser um sistema binário.
Bitmap - 1. Trata-se de uma imagem mapeada criada pela Microsoft e que não ocorre a compactação da imagem, porém os formato Tiff e o aspecto Raw produzem imagens de melhor qualidade e sem compactação.
Black Point - 1. Vide "Ponto Negro".
Blocking - 1. Trata-se de um efeito gerado em imagens jpg em função da compressão e que reduz a qualidade da imagem. Os demais formatos isso não acontece.
Blooming - 1. Limite de carga que pode ser provocado em um pixel quando este é sobrecarregado.
Bracketing - 1. Técnica para criação de fotos HDR, para isso, são capturadas três ou mais imagens com ajustes diferenciados, mas na mesma posição/ângulo quando via software elas são sobrepostas criando uma imagem com iluminação diferenciada.
Brightness - 1. Vide "Luminosidade".
Brilho - 1. Refere-se ao nível (quantidade e intensidade) da luz geradas por uma fonte natural e ou artificial. 2. Luz irradiada ou refletida por um corpo, objeto, superfície etc. 3. Em fotografia, balanço de cores ou balanço do branco (em inglês, white balance) se refere aos ajustes que são efetuados pelo fotógrafo ou pela câmera fotográfica para se obter imagens com fidelidade de cores próxima àquelas que os objetos apresentam sob iluminação ideal.
BMP - 1. Trata-se de um formato de gravação de uma imagem que utiliza o padrão bitmap (veja).
Buffer - 1. Equipamento que armazena em memória temporária arquivos do computador em uso.
Bulb - 1. Modo de disparo onde é o fotógrafo/fotógrafa determinam o tempo de exposição, é ideal para longas exposições, mas não se recomenda no disparo direto, é importante o uso de um controle remoto para disparo e ou cabo prolongador para disparo, tudo para não ocorrer tremidas.
Burst Mode - 1. Continuous Mode. 2. Vide "Disparo Contínuo".
Byte - 1. Trata-se do conjunto de oito bits.
C.
Cabeça Panorâmica - 1. Vide "Cabeça Rótula".
Cabeça Rótula - 1. É um dispositivo/acessório que é já vem com o tripé ou é encaixado a este que permite, após o encaixe da câmera, girá-la em várias posições e ângulos. 2. Também conhecida como "Cabeça Panorâmica" e em inglês "Ball Head".
Cabo de Disparo - 1. É um cabo que é fixado ao corpo da câmera e que proporciona o disparo à distância evitando assim trepidações que ocorre quando se aciona o botão disparador.
Cabo de Sincronismo - 1. Cabo que conecta o flash externo ao plug na câmera fotográfica.
Calibragem - 1. Ajustes que possibilitam a conexão entre uma câmera e um monitor, por exemplo.
Câmera - 1. Equipamento fotográfico mecânico e químico ou digital usado para registrar ou capturar imagens estáticas.
Câmera 35 mm - 1. Refere-se à câmera fotográfica mecânica/eletrônica de filme.
Câmera Compacta - 1. Câmera simples, geralmente para uso amador com objetivas fixas ao corpo do equipamento, ou seja, não são cambiáveis.
Câmera Digital - 1. Trata-se da câmera fotográfica digital e não a de filme.
Câmera de Visor Direto - 1. Trata-se da câmera que possui um visor que proporciona uma visão provável da cena a ser capturada, porém, ela não será a imagem capturada, pois não é a mesma imagem que adentra a objetiva. 2. Erro de "paralaxe".
Câmera DSLR - 1. São as câmeras que possuem no seu interior um espelho móvel que é aberto, quando do disparo, cobrindo a visão do fotógrafo ou fotógrafa, para permitir que a luz atinja o filme ou sensor. 2. Câmera de uso profissional e que possui a possibilidade de troca da objetiva.
Câmera Fotográfica - 1. Vide câmera. 2. Hoje em dia as câmeras fotográficas fazem captura em vídeo e áudio de alta qualidade.
Câmera Mirrorless - 1. Câmera compacta para uso profissional e ou amador de tamanho pequeno, mas com recursos profissionais. 2. Elas vieram para substituir as DSLR. 3. Não possuem espelho.
Câmera Reflex - 1. Vide "DSLR".
Captura 1x1 - 1. Referente ao aspecto no formato quadrado.
Captura 4x3 ou 3x4 - 1. Refere-se ao aspecto no formato retangular. 2. Uma captura comum para documentos.
Captura 16x9 ou 9x16 - 1. Referente ao aspecto no formato retangular amplo.
Captura 35 mm - 1. Ato de fotografar com filme 35 mm.
Captura Digital - 1. Refere-se a toda captura fotográfica com câmera digital. 2. Não há o uso de filme fotográfico.
Cartão Cinza - 1. Cartão em tom específico de cinza que é usado na fotografia para aferir e ajustar a leitura do fotômetro refletindo a luz em 18%.
Cartão de Armazenamento - 1. Vide "Cartão de Memória".
Cartão de Memória - 1. Cartão que é usado para armazenamento de dados digitais em câmeras fotográficas ou de vídeo digital.
CCD - 1. Em inglês " Charging Coupled Device", trata-se do sensor óptico que converte a luz em sinais elétricos de acordo com o comprimento da onda luminosa. 2. Presentes em câmeras digitais de fotografia, vídeo e escanes.
Cena - 1. Organização de um ambiente para a captura fotográfica e ou cinematográfica/vídeo.
Cenário - 1. Arranjo de um ambiente para a captura fotográfica e ou cinematográfica/vídeo.
Cinza Médio - 1. Vide "Cartão Cinza".
Close-up - 1. Fotografia capturada bem próxima ao elemento ou pessoa fotografada, também pode ser obtida com uma objetiva zoom.
CMOS - 1. (Complementary Metal-oxide Semicondutor). 2. Sensor óptico que converte a luz em sinal elétrico e em digital. 3. Mais econômico que o CCD e
CMYK - 1. Referem-se às cores subtrativas, "Cores Primárias Transparentes", ciano, magenta e amarelo, porem, quando sobrepostas impedem a passagem da luz gerando o preto.
Colmeia - 1. Trata-se de uma grade de tecido que corrige a direção da luz e é colocada à frente de uma fonte de luz, como um espote, sombrinha... 2. Evita a dispersão da luz para as laterais na composição destacando o elemento/modelo em foco.
Compactação - 1. Processo para diminuir o tamanho de um arquivo de imagem para diversos fins, como para a Internet.
Compact Disc - 1. Mídia óptica (CD) onde é possível gravar dados digitais, como: textos, imagens, html etc.
Compensação de Contraluz - 1. Ajuste da exposição do elemento principal de acordo com a iluminação vinda do fundo. Essa técnica poderá provocar a explosão de luz no fundo ou, ainda, o escurecimento do elemento/modelo fotografado.
Compensação de Exposição - 1. Sistema manual que possibilita ajustar, aumentando ou diminuindo, o tempo de exposição à luz, o importante é entender que nem sempre este ajuste é feito corretamente pelo sensor da câmera, por essa razão é feito manualmente. 2. Este ajuste varia geralmente em +3EV, portanto variando em 1/3 EV.
Continuous Mode - 1. Vide "Modo Contínuo".
Composição - 1. Organização espacial de uma área enquadrada no visor direto, LCD ou com espelho antes do disparo da câmera fotográfica.
Compressão - 1. Vide "Compressão de Arquivos Digitais".
Compressão de Arquivos Digitais - 1. Trata-se de um processo que visa reduzir o tamanho de um arquivo de imagem, como ocorre com os arquivos jpg.
Cone - 1. Trate-se de um tubo cônico que é acoplado à frente de uma fonte de luz para limitar o ponto de iluminação.
Contraluz - 1. Refere-se à fotografia em que a fonte de luz está atrás do modelo.
Contraste - 1. Referente à área de uma fotografia bem iluminada e outra com pouca ou nenhuma iluminação.
Direitos Autorais
• Todos os direitos reservados! É proibido imprimir, copiar, distribuir (mesmo a título de gratuidade), encartar, reproduzir (por qualquer meio mecânico, eletrônico, digital, fotográficos, filme e vídeo), sem a devida autorização fornecida por escrito pelo proprietário do Site FotoOlhar.com, antigo FotoMBoé.com. Todas as imagens (desenhos, pinturas, ilustrações, fotografias, vídeos etc.), textos, slides show, galerias, apresentações (em Flash, exe, html etc.) foram produzidas por Vivaldo Armelin Júnior que é o detentor dos direitos autorais.
• É permitida a abertura exclusiva online, qualquer outra possibilidade é necessário autorização por escrito fornecida pelo responsável, acima descrito.
Voltar para o conteúdo