Formatos Jpg-PNG-Gif-Tif.01
Registro Fotográfico
Formato Tif ou Tiff II
Por: Vivaldo Armelin Júnior - Mar./21
• O formato Tif ou Tiff, como já destacamos, produz um arquivo
muito grande, mas ele tem vantagens, a compressão é pequena, com o passar do tempo
não perde qualidade, porém é complicado para armazenar por ser muito grande e não
há como utilizá-lo na internet.
• Para a produção de livro, revista, com imagens de alta
qualidade, ele é a melhor opção, uma vez que o Raw não é formato, mas uma
especificação e ele precisa ser convertido. Muitos fotógrafos profissionais
convertem seus arquivos de imagem em Tiff para armazená-los e até fazerem uma cópia
impressa de qualidade e grande tamanho.
• Será preciso um grande HD, na realidade um profissional, para
que consigam guardar arquivos tão grandes.
• A imagem abaixo é em Jpg, pois é impossível colocar um
arquivo Tiff na internet. A maioria das pessoas não conseguiriam abri-lo!
Formato Gif II
Por: Vivaldo Armelin Júnior - Out./18
• Como já foi destacado, este formato está perdendo espaço aos poucos porque o formato .PNG tem maior número de cores do que o .Gif e por sua falta de qualidade em animações com transparência a preferência pelo PNG é maior.
• Disponibilizamos uma pequena animação feita com imagens no formato .Gif, que geram arquivos pequenos, ou seja, menos pesados, por essa razão ainda são usado.
• Na fotografia ninguém o usa, ou melhor, muitos poucos o fazem, porque o formato Jpg ou o PNG tem maior qualidade e permitem compressão mais eficiente.
• Uma imagem no formato .Gif não permite impressão em papel de boa qualidade e também ampliações.
• Para finalizar, é importante ter em mente que ainda é um formato que em determinados momentos é necessário, por exemplo para um site com muitas animações, ele permite diminuir o peso da página. Pequenas imagens e logos ainda são usados nesse formato.
Clicar AQUI para visualizá-lo.
• IMPORTANTE: A animação poderá se convertida para um dos formatos de vídeo (MP4, WMV, AVI...) ou simplesmente em uma apresentação, mas usando Jpg ou PNG. Alguns softwares para a criação de sites não mais aceitam formato gif animado.
Formato Gif I
Por: Vivaldo Armelin Júnior - Set./18
• O formato Gif aceita transparência, portanto bom para animações gif, mas só suporta 256 cores, portanto sua qualidade cromática é baixa e ruim. Comparado ao JPG, é muito inferior, este suporta 16 milhões de cores.
• Hoje temos o PNG, que também aceita transparências e portanto, possibilita animações em vídeo de alta qualidade com transparências, além de produzir ótimos resultados quando usados em "Camadas" (layer).
• O Gif é um formato que está sendo abandonado pela maioria daqueles e daquelas que criam páginas para a internet. Com a qualidade das imagens na internet melhorando a cada dia e o fator peso das imagens interferindo menos no tempo de abertura da página em função da alta velocidade da internet nos nossos dias, não faz sentido utilizá-los.
• Não é um arquivo que produza bons resultados quando da impressão em papel, tudo causado pela limitação de cores.
• Veja na terceira imagem a ampliação de uma área de uma imagem gif, a qualidade ruim é percebida imediatamente. Todas as imagens tem o mesmo tamanho 640x480 Pixel.
JPG
Gif
Formato Tif ou Tiff - I
Por: Vivaldo Armelin Júnior - Ago./18
• Este formato, Targged Image File Format, em português, Formato de Arquivo de Imagem com Tags. Usam-se as siglas Tif ou Tiff. É um formato que ao ser manipulado não perde qualidade, como acontece com o Jpeg com arquivos gráficos bitmap, portanto de alta qualidade de informações.
• Trata-se da melhor opção de armazenamento de imagem, mas isso tem o seu preço, o tamanho final do arquivo é bem grande. As imagens são True color de até 32 bits por pixel. Um formato seguro ne estável que permite armazenar as imagens em qualquer mídia gravável ou regravável, como CD, DVD, Blu-ray, pen drive, HD externo etc.
• O problema é que se desejar copiar em papel nem todos os quiosques de revelação e impressão aceitam este formato, como ocorre com o aspecto Raw. Tem qualidade bem próxima deste aspecto.
• Nota importante: A primeira imagem abaixo estava no formato Tiff, mas foi convertida para Jpg para reduzir seu tamanho. O recorte, a segunda imagem abaixo, foi feito ainda no formato Tiff, para depois ser convertida para Jpg.
Formato PNG - I
Por: Vivaldo Armelin Júnior - Jul./18
• O formato PNG, como o Jpg, tem a possibilidade de compactação, redução de tamanho, mas suas vantagens vão além, não perde resolução a cada abertura ou salvamento, como ocorre com o Jpg, também permite transparência, como o Gif, mas com muito mais qualidade, pois não fica nas 256 cores deste último.
• O PNG poderia já ter ultrapassado o Jpg, mas ele tem um proprietário que lança a possibilidade de fechá-lo para o mercado e passar a cobrar. Em uma feira de fotografia ouvi o seguinte comentário, se o formato PNG fosse aberto muitos fabricantes de equipamento fotográfico o teriam adotado. No momento ele é aberto, uso livre, condição que deixa seu uso na insegurança.
• O formato PNG, por ser estável, não perde informações, seria o ideal para arquivamento de imagens fotográficas para uso contínuo. Tem uma gama de cores compatível para qualquer uso, seja impressão em papel, internet etc.
• Suas fotografias em jpg poderiam ser salvas em PNG, em discos, mas os originais também devem ser salvos, mas em mídias graváveis, como CD, DVD ou Blu-ray, nessas não há como haver perda porque não há uma regravação. O acesso é apenas para cópia, única opção para não se perder dados no formato Jpg.
• O formato PNG é ideal para o trabalho com montagens, camadas e transparências, permite ajustes avançados de cores, tons, brilho, nível, contraste etc.
• Bom trabalho!
Formato Jpg - I
Por: Vivaldo Armelin Júnior - Mai./18
• O formato Jpg é hoje o formato mais popular no mundo e muito usado pelos equipamentos pela sua possibilidade de compressão, ou seja, permite diminuir seu tamanho sem grandes perdas se a redução não for muito grande. O melhor formato seria o Tif ou Raw, mas estes geram arquivos muito grandes, um problema para o armazenamento. Se seu equipamento permite fotografar na especificação Raw é a melhor opção, pois os fabricantes disponibilizam os formatos Raw e Jpg. Existem outros formatos, como PNG, que não tem perda de qualidade pela perda de informação como acontece a cada abertura e salvamento das imagens no formato Jpg.
• O formato Jpeg ou Jpg são o mesmo, apenas a terminação é diferente, o problema deste formato é o que foi especificado acima, por essa razão é importante gravar em um disco como CD, DVD ou Blu-ray para que a cada abertura ou cópia não tenha perda de qualidade. O ideal é salvar suas imagens em outro formato, como, PNG ou Tif.
• A maioria dos laboratórios só imprimem as fotografias no formato Jpg, seja um laboratório ou mesmo um quiosque. Essa condição limita um pouco, mas existem laboratórios que imprimem em papel nos formatos em PNG e até Tif, é preciso confirmar antes. Nesses formatos a qualidade da impressão é melhor. Uma dica é, logo após descarregar as imagens convertê-las para outro formato, pode até preservar as imagens no formato Jpg, mas garanta uma cópia em CD/DVD/Blu-ray.
• Como vemos abaixo, a primeira fotografia foi recortada na sua parte inferior. No recorte é possível perceber que os limites não são exatos pelo fato da compressão do formato Jpg. Essa característica é percebida principalmente em grandes ampliações. Caso seu equipamento seja mais avançado e suporta a especificação Raw, pois cada fabricante tem seu formato Raw, opte por ele, nesse caso não há perda de qualidade e o registro fotográfico é limpo, sem compressão, mas o arquivo é muito grande.
• A gravação deve ser feita em discos, CD/DVD/Blu-ray e não em HD, Pen Drive, Cartão de Memória, pois nessas mídias haverá perda de qualidade quando abertos e salvos.
• Bom trabalho!