O Equipamento ideal.01
Destacamos algumas marcas de equipamento fotográfico de boa a ótima qualidade (ordem alfabética):
Canon
Fujifilm
HP
Kodak
Minolta
Nikon
Olympus
Panassonic
Pentax
Sanyo
Sansung
Sony
Equipamentos de baixo custo (ordem alfabética):
Aypitec
Benq
Casio
Mitsuca
Multilaser
Newlink
Philco
Sunfire
Tron
Vivitar (problema com assistência Técnica no Brasil)
• O equipamento com mais recursos, abre as portas para superar alguns obstáculos, por exemplo, um equipamento sem zoom óptico limita a distância e até o plano, de maneira diferente o com zoom, mesmo a uma certa distância, ainda é possível capturar uma imagem num plano mais fechado.
• Mesmo com câmeras digitais de 0,3 ou 0,7 Mp é possível produzir imagens interessantes, como algumas que disponibilizamos gratuitamente aqui no FotoMBoé.com, em ambientes abertos ou fechados, em dias ensolarados ou nublados e chuvosos, numa festa infantil, casamento, num piquenique etc.
• Os equipamentos fotográficos convencionais (de filme) eram limitados no que se refere ao número de opções e recursos. Os digitais, mesmo os mais simples existem uma boa quantidade de recursos para ajustar e melhorar a qualidade da imagem. E se esses não forem suficientes existe ainda a possibilidade do uso de um software para aprimorar todas aquelas fotografias com algum “problema”.
• Para concluir, o equipamento ideal é aquele que conseguimos comprar, que saibamos utilizar e explorar. Não adianta ter um equipamento profissional se ele será usado apenas no modo automático. Isso é jogar dinheiro fora.
• Máquinas fotográficas com quatro ou mais Mp, já permitem uma imagem de boa qualidade e bom tamanho de impressão. Esses equipamentos garantem uma maior quantidade de cores, tons e nuanças entre o claro e escuro, pois o número de informação armazenada é bem maior.
• Não caia no conto do zoom digital, esse recurso apenas amplia os pixels, ação que provoca a granulação ou ruído da e na imagem.
• Bateria ou pilha recarregável são as mais recomendadas. Quando recarregadas a cada quinze dias, sem deixa-las descarregar totalmente, podem durar três anos ou mais. Nós do FotoMBoé.com temos algumas pilhas que vão para o quarto ano de uso.
• Nunca embrulhar as pilhas ou baterias em plástico magnetizado ou papel alumínio.
• Muitos equipamentos de marcas desconhecidas, geralmente procedentes da China, podem ser encontrados com marcas diferentes, dependendo do importador.
• Em viagens uma máquina pequena poderá facilitar o seu transporte e não chamar a atenção dos gatunos. Uma máquina maior exigirá uma bolsa, maleta ou mochila, fatores que além de incomodar também chamam a atenção daqueles que não tem o que fazer na vida.
• Existem muitos equipamentos de qualidade, mas não caiam na conversa de propaganda que dão ao equipamento qualidades de um profissional.
• Junto com o equipamento é conveniente ter um jogo extra de pilha ou bateria. Um protetor contra umidade, um mero saco plástico sem furos, protegerá seu equipamento. Não recomendamos guardar a máquina no saco com as pilhas ou baterias.
• Marcas de equipamento desconhecidas poderão trazer problemas quanto a garantia, assistência técnica, qualidade da imagem e do equipamento. Muitos deles a resolução final ocorre pela interpolação, portanto artificial e não a real. O tamanho dos sensores são muito pequenos, sua capacidade em Mp é baixa. Para compensá-la usa-se um software para interpolar pontos. Esse não melhora a qualidade.