Análise.01 - FotoOlhar

Ir para o conteúdo

Análise.01

Foto Externa
Índice
(Em ordem de lançamento)
Análise 2B - Paisagem Urbana 03
Análise 2B - Paisagem Urbana 02 Análise 2A - Paisagem Urbana 01 • Análise.01f - Nublado 01 •
Análise.01e - Foto nuvens 01 • Análise.01D - Eliminação e Modificação 01 •
Análise.01C - Foto de Frutas 01 • Análise.01b - Foto de Rua 01 Análise.01a - Geral 01 •
Análise.03B - Paisagem Urbana 03
Por: Vivaldo Armelin Júnior - Fev./24
• Seja e esteja atento ao equilíbrio e aos elementos que farão parte da composição! Boas experiências e trabalho!
Análise.02B - Paisagem Urbana 02
Por: Vivaldo Armelin Júnior - Fev./24
• Tenha o cuidado de fotografar em ângulos e planos diferentes do comum ou rotineiro, muitas vezes o tempo (clima) pode não ajudar, mas uma composição de bem feita pode superar esse problema Boas experiências e trabalho!
Análise.02A - Paisagem Urbana 01
Por: Vivaldo Armelin Júnior - Fev./24
• Fotografar área urbana pode ser complicado quando se trata de uma localidade com muito movimento, como os grandes centros urbanos, pois muitas pessoas e veículos se deslocando poderão encobrir elementos interessantes, por essa razão, é interessante fazê-lo em data que tenha pouco movimento, como ocorre em final de semana, mas esta condição não vale para cidades ou localidades turísticas. Neste último caso, a segunda-feira é a melhor opção porque geralmente é o dia de descanso dos habitantes! Eu prefiro escapar das épocas de grande turismo, como feriados, férias escolares, festas de final de ano por exemplo. Vejam duas imagens de foto urbana capturadas em Guararema, mas em dia da semana.. Boas experiências e trabalho!
Análise.01E - Nublado 01
Por: Vivaldo Armelin Júnior - Set./23
• Usando o Corel Paint Shop (licenciado) selecionei com o pincel apenas a área do céu/nuvem, depois, manualmente fiz um pequeno ajuste para que as nuvens ganhassem um pequeno volume e contraste sem destruir a atmosfera produzida por um dia nublado. Essa pequena ação valorizou a área que anteriormente deixava a imagem desinteressante. Boas experiências e trabalho!
Análise.01D - Nuvens 01
Por: Vivaldo Armelin Júnior - Set./23
• Este exemplo que apresento é a possibilidade de ajustes via software, mas cuidado para não exagerar. Bom trabalho!
Análise.01D - Eliminação e Modificação 01
Por: Vivaldo Armelin Júnior - Set./23
• Veja neste exemplo a eliminação de elementos indesejáveis (fiação e postes), modificações (áreas do terreno) e conversões (da cor para escala de cinza e da cor para sépia), para este trabalho usei o software pago, FotoScape X Pro (licenciado).
• As primeiras de cada slides são as originais. Boa pesquisa, edição e capturas!
Análise.01C - Temporizador X Tripé 01
Por: Vivaldo Armelin Júnior - Dez./22
• Feito os ajustes do temporizador é importante, antes do disparo, colocar o equipamento em um suporte estável, uma boa solução é um tripé. Para que tudo de certo o tempo de retardo do disparo deve ser de pelo menos 10 segundos para dar tempo de todos se posicionarem diante da câmera, mas para isso é importante enquadrar com antecedência para definir o ponto onde estará quem está arrumando a máquina. Se a distância não for grande o tempo poderá ser menor. No entanto, dependendo dos ajustes poderá ser feita a captura fotográfica nas mãos.
• O temporizador não é apenas para que o fotógrafo faça parte da composição, mas também para capturas onde se deseja criar efeitos, como o de longa exposição, por exemplo. Mas esta técnica não é ideal para flagrantes, por exemplo, para a captura fotográfica de um animal, veículo etc. Dependendo da velocidade do modelo a foto poderá ficar ruim e até não capturar o modelo. Usar um tripé, além de garantir a estabilização do equipamento evitará foto tremida. A maioria dos equipamentos possuem este recurso de retardo de disparto, inclusive os mais simples, informe-se no manual do equipamento. Boa pesquisa e capturas!
Análise.01C - Foto de Frutas 01
Por: Vivaldo Armelin Júnior - Jun./22
• Vou falar um pouco sobre este tipo de fotografia, pois, por diversos motivos tem que se ter atenção e até o uso de iluminação especiais, principalmente nas fotos close-up e Macro, também poderá fazer o uso de rebatedor (branco, metalizado prateado ou colorido, entre outros).
• Em capturas fotográficas com teleobjetiva, geralmente porque a fruta está distante do fotógrafo, por exemplo, no alto de uma mangueira, ou ainda, está do outro lado de um córrego/rio, não há como colocar um rebatedor para melhorar a captura no que se refere a iluminação e áreas de sombra, esse tipo de ajuste terá que ser na pós-produção.
• Já em fotos capturadas em close-up ou macro, pode-se usar um pequeno sistema de iluminação, rebatedor e até tapadeira, condição que facilita o controle e o ajuste do equipamento. Neste caso até é possível usar um fundo escuro, por exemplo, para valorizar o modelo (fruta), lhe dar volume e até destacar as bordas de seu corpo e livrando de uma possível confusão com folhas e até outros frutos.
• Existem flashs e luz contínua de led para este tipo de fotografia (close-up e macro). Em caso de fotografia de insetos sobre uma fruta, o led é a melhor opção, pois não haverá a explosão de luz do flash e que poderá provocar a fuga do modelo.
• Essas dicas e sugestões servem até mesmo para equipamentos compactos e sem objetivas cambiáveis, vale para os smartphones. Boas experiências e trabalho!
Análise.02a - Foto de Rua 01
Por: Vivaldo Armelin Júnior - Mar./22
• A fotografia de rua tem várias opções e vai depender do que você deseja fotografar, o dia da semana, se feriado ou final de semana, entre outras possibilidades. Cidades não turísticas proporcionam belas fotografias nos finais de semana porque o trânsito de pessoas e ou veículos é menor, mas sempre viva, nesta situação, valoriza-se a arquitetura. No entanto uma cidade turística os finais de semana e feriados costumam ter muito movimento de pessoas e ou veículos, nesta situação fotografar durante a semana é uma opção mais interessante.
• As grandes cidades proporcionam fotos interessantes do trânsito de pessoas e ou veículos, mas cuidado com os direitos daquelas pessoas fotografadas, para isso, evite dar destaque nas pessoas. Nos grandes centro os finais de semana, onde não é turístico, geralmente é bem tranquilo quanto ao trânsito de pessoas e ou veículos, mas tenha muito cuidado, pois os roubos são um problema principalmente se seu equipamento não está no seguro.
• Praças e parques são uma bela opção, mas não sia disparando a esmo, estude o espaço, analise a posição do sol, se o dia está nublado, chuvoso, para que você possa fazer ajustes precisos e mais adequados. Boas experiências!
Análise.01a - Geral 01
Por: Vivaldo Armelin Júnior - Mar./22
• Estou iniciando uma nova seção e nela apresentarei sugestões e dicas de como fazer capturas fotográficas em área externa, quando permitir, com o uso de iluminação artificial, rebatedores e modificadores, mas isso dependerá da distância do modelo e o tipo de modelo, por exemplo, pessoas fazendo um piquenique é possível usá-los, no entanto, ao fotografar uma animal selvagem isso é impossível. Bom trabalho!
Direitos Autorais
• Todos os direitos reservados! É proibido imprimir, copiar, distribuir (mesmo a título de gratuidade), encartar, reproduzir (por qualquer meio mecânico, eletrônico, digital, fotográficos, filme e vídeo), sem a devida autorização fornecida por escrito pelo proprietário do Site FotoOlhar.com, antigo FotoMBoé.com. Todas as imagens (desenhos, pinturas, ilustrações, fotografias, vídeos etc.), textos, slides show, galerias, apresentações (em Flash, exe, html etc.) foram produzidas por Vivaldo Armelin Júnior que é o detentor dos direitos autorais.
• É permitida a abertura exclusiva online, qualquer outra possibilidade é necessário autorização por escrito fornecida pelo responsável, acima descrito.
Voltar para o conteúdo