Composição.01 - FotoOlhar

Ir para o conteúdo

Composição.01

Registro Fotográfico
Índice
(Em ordem de lançamento)
Planos 03 • Planos 02 • Planos 01 • Ângulo de Visão 01 • Olhar 01 • Ato de Compor 01 •
Ponto de referência 03
Por: Vivaldo Armelin Júnior - Ago./24
• Para ter um ponto de referência é necessário fazer uma leitura do espaço compositivo, saber selecionar para compor com qualidade. Boas capturas!
Ponto de referência 02
Por: Vivaldo Armelin Júnior - Jul./24
• Ao usar um ponto de referência você estará definindo sua composição, mesmo que este ponto de referência não seja o ponto central e até mesmo não esteja nítido ou em foco, por exemplo, servindo de moldura ou limitando o espaço compositivo. Boas capturas!
Ponto de referência 01
Por: Vivaldo Armelin Júnior - Jul./24
• Para que sua captura tenha qualidade é importante durante a composição, portanto, antes do disparo, escolher um ponto de interesse e que este valorize o entorno ou espaço compositivo. Muitos elementos podem ser inconvenientes e até desequilibrar a imagem final. Boas capturas!
Planos 03 Interior 01
Por: Vivaldo Armelin Júnior - Nov./23
• Para finalizar estas matérias vamos ver como fotografar o interior de uma igreja católica em relação aos planos fotográficos. No interior da igreja o plano aberto é importante para que seja possível descrever o ambiente, principalmente, quando for uma igreja histórica, pois geralmente está é cheia de detalhes, principalmente se for barroca, onde os planos fechados completarão o ato de contar uma história. Abaixo algumas imagens! Boas capturas!
Planos 02 Paisagem 02
Por: Vivaldo Armelin Júnior - Nov./23
• Caracterizar os planos fotográficos dependera da temática e da dimensão do modelo, planos mais fechados valorizam os detalhes enquanto os mais abertos são descritivos. Portanto, valorizam mais profundamente as emoções, sejam elas positivas ou negativas. Será possível perceber os detalhes, as formas, a ação da luz, volume, textura variação cromática, por exemplo.
• Em relação às cores, será possível visualizar as passagens tonais com maior detalhamento em relação a um plano mais aberto. Variar os planos, além de ser contada uma história, é também uma oportunidade de proporcionar uma análise mais detalhada do(s) elemento(s) fotografado(s). Bom trabalho!
Planos 01 Paisagem 01
Por: Vivaldo Armelin Júnior - Nov./23
• Geralmente as pessoas fotografam paisagens em plano bem aberto, porém, variar o plano do mais aberto para o mais fechado irá contar uma história, muitas vezes se comete um “erro” tentando mostrar uma paisagem quando se fotografa o céu em excesso. Neste caso poderá haver uma certa frustração por não destacar a paisagem, seja ela urbana ou rural.
• Equipamentos que não possibilitam a troca de objetivas limitam o trabalho com planos, mas existem soluções, como fazer fotos em sequência com deslocamento contínuo e depois via software externo ou no próprio equipamento, juntar as imagens criando uma imagem panorâmica. Os smartphones, com as objetivas externas superam com facilidade este problema e estas não têm custo elevado.
• O mais importante, seja criativo e tente inovar, saia da mesmice componha, enquadre de maneira não usual ou rotineira. Se seu equipamento permitir, use objetivas zoom e ou teleobjetiva, estas contribuirão para a mudança de plano de uma esma imagem. As imagens abaixo form capturadas em Guararema, SP. Bom trabalho!
Ângulo de Visão 01
Por: Vivaldo Armelin Júnior - Ago./22
• Quando usar uma câmera compacta com objetiva fixa ao corpo, como um tablet, smartphone ou câmera compacta, o ângulo de visão só mudará quando se variar o zoom óptico, pois, aqueles equipamentos com zoom digital é apenas um recorte. Por outro lado, as câmeras mirrorless e as DSLR (de entrada ou full frame), que permitem a troca da objetiva, o ângulo de visão vai variar com qualidade quando a composição e o enquadramento estiverem exatos. Como estas objetivas variam de uma grande angular, passando pelas normais e as teleobjetivas, sejam elas fixas ou zoom, o espaço enquadrado vai variar muito, podendo ser mais amplo ou mais fechado, restrito etc. A vantagem da possibilidade de trocar a objetiva é a variação na distância focal. As objetivas zoom variam entre o enquadramento mais aberto ou mais fechado, por exemplo, uma objetiva 17x40mm permite capturas mais amplas em 17mm e mais fechadas em 40mm. Bom trabalho!
Olhar 01
Por: Vivaldo Armelin Júnior - Jul./22
• Cada fotografia de rua nos transmite uma mensagem diferente, pois como qualquer fotografia, possibilitam uma leitura do meio bem variada pelo fotógrafo ou fotógrafa, pois pode-se explorar a luz e seus efeitos, as formas, as texturas, as dimensões, as distâncias, a perspectiva, o volume, as cores ou a ausência destas, em planos abertos ou muito próximos, até mesmo em macrofotografia, tudo vai depender do que o fotógrafo ou fotógrafa desejam mostrar ou apresentar em sua composição, esse é o chamado olhar de fotógrafo, saber selecionar o que lhe chama a atenção e não tem nenhuma relação com o bonito ou feio. Também está associado aos interesses do fotógrafo/fotógrafa, do cliente, da finalidade, entre outras possibilidades. Essas condições não estão ligadas ou unidas ao tipo de equipamento, mas sim aos objetivos daquele ou daquela que deseja fazer uma bela composição, seja durante um passeio, uma caminhada, uma viagem, profissional... Bom trabalho!
Ato de Compor 01
Por: Vivaldo Armelin Júnior - Fev22
• Compor é organizar, selecionar e enquadrar um determinado espaço compositivo e ela poderá ocorrer durante a captura ou na pós-produção. Não se trata de uma simples seleção, mas saber olhar e compor de maneira equilibrada, seja, seguindo uma das regras de composição ou, o mais interessante, é a composição que atenda o seu olhar seletivo e crítico.
• É preciso destacar que não é o equipamento que determina a qualidade da captura na fotografia, mas sim o olhar do fotógrafo ou fotógrafa. Uma foto de qualidade tem excelente enquadramento e consequentemente, composição, ou seja, que tenha uma estética que chame a atenção daquele ou daquela que observa a sua imagem final.
• O ideal é garantir, na pré-produção e durante a produção, a qualidade da imagem capturada e na pós-produção apenas fazer pequenos ajustes, correções e tratamento. Um smartphone e as câmeras compactas simples não possuem zoom óptico, apenas digital, no entanto, para os smartphones existem objetivas com adaptadores, não originais da fábrica dos smartphones, fixas e zoom, vale o investimento se você for fotografar em área rural, por exemplo. A vantagem é que estes assessórios são de preço razoável.
• A composição e o enquadramento usando objetiva fixa ou zoom (quando fixa ao corpo do equipamento) ou se seu equipamento possui objetivas cambiáveis fixas (refere-se à distância focal, mas cambiáveis), grande angular, zoom ou tele, você obterá um enquadramento mais amplo ou mais fechado. Lembrando que um zoom muito longo haverá perda do volume, pois haverá perda da luz e dos contrastes, ou seja, a imagem será mais chapada. Boa experiência e trabalho!
Direitos Autorais
• Todos os direitos reservados! É proibido imprimir, copiar, distribuir (mesmo a título de gratuidade), encartar, reproduzir (por qualquer meio mecânico, eletrônico, digital, fotográficos, filme e vídeo), sem a devida autorização fornecida por escrito pelo proprietário do Site FotoOlhar.com, antigo FotoMBoé.com. Todas as imagens (desenhos, pinturas, ilustrações, fotografias, vídeos etc.), textos, slides show, galerias, apresentações (em Flash, exe, html etc.) foram produzidas por Vivaldo Armelin Júnior que é o detentor dos direitos autorais.
• É permitida a abertura exclusiva online, qualquer outra possibilidade é necessário autorização por escrito fornecida pelo responsável, acima descrito.
Voltar para o conteúdo