P-e-B.01 - FotoOlhar

Ir para o conteúdo

P-e-B.01

Foto Preto e Branco - PeB
Índice
(Em ordem de lançamento)
• Preto e Branco 14 - Exemplos 03 • Preto e Branco 13 - Exemplos 02 •
• Preto e Branco 12 - Exemplos 01 • Preto e Branco 11 • Preto e Branco 10 • Preto e Branco 09 •
Foto Preto e Branco 14 - Exemplos 03
Por: Vivaldo Armelin Jr. – Set./23
• Mais três exemplos, agora com legumes e verduras. Estes quando convertidos para P&B podem dificultar a identificação, como ocorre com os exemplos. Usei a câmera do Smartphone Samsung J6. Bom trabalho e pesquisa!
Foto Preto e Branco 13 - Exemplos 02
Por: Vivaldo Armelin Jr. – Set./23
• Para que uma fotografia em preto e branco (P&B) tenha qualidade é importante quer ocorram áreas que definam com qualidade o elemento natural ou artificial em relação aos contornos. Essa condição facilitará a identificação e consequentemente a leitura da imagem. É notório que este tipo de imagem sempre dependerá do contraste entre as áreas em preto e as em branco, como já explicamos, por ser uma imagem P&B não existem tons de cinza como ocorre com as imagens em escala de cinza. Apresento mais dois exemplos de imagens em P&B. As fotos foram capturadas na Fazenda da Esperança em Guaratinguetá, SP com a câmera Canon A640, compacta. Bom trabalho e pesquisa!
Foto Preto e Branco 12 - Exemplos 01
Por: Vivaldo Armelin Jr. – Abr./23
Inicio alguns exemplos de foto em preto e branco, não se trata de escala de cinza, pois só possui o preto e o branco, portanto haverá perda de qualidade quanto aos detalhes, texturas, volumes, perspectiva, valorizando-se o contorno. Bom trabalho!
Foto Preto e Branco 11
Por: Vivaldo Armelin Jr. – Jul./21
• A fotografia convertida em preto e branco não possui tons de cinza, ou é preto ou é branco, por esta razão ocorrerá grande contraste entre as áreas e as formas. Não é possível perceber detalhes, como nos demais tipos de fotografia (cores, escala de cinza, monocromática etc.), condição que exige uma boa análise antes de fazer a captura. A área de luz precisa estar em contraste com uma outra área escura, caso contrário, haverá uma imagem predominantemente branca ou preta. Nessas condições, nem mesmo a silhueta (os contornos das formas/corpos) será possível perceber.
• Tons de cores mais escuros ou mais claros poderão produzir imagens desinteressantes. Excesso, por exemplo, de tons claros poderá gerar uma imagem sem definição e até abstrata, a não ser que seu desejo seja abstrair. Este tipo de foto é usada em quadros ou paineis. Bom trabalho!
• Muito escura, não se percebe nada, o mesmo aconteceria se predominasse o branco!
• A área do vaso, toalha e mesa estão interessantes, mas o fundo está muito chapado.
• Esta foto está mais interessante, porém se houvesse nuvens ajudaria mais no contraste!
• Percebe-se com facilidade que se trata de uma torre, porém, a baixa resolução não permite uma conversão de qualidade (por volta de 300 kb).
Foto Preto e Branco 10
Por: Vivaldo Armelin Jr. – Abr./21
• Lembrando: Foto Preto e Branco não é Escala de Cinza. Elas têm apenas os neutros preto e o branco, não tem nenhum tom de cinza.
• Para estas fotos serem convertidas para P&B não pude compô-las e capturá-las pensando em cores, mas sim em preto e branco, usei uma câmera compacta da Polaroid, extremamente simples, modelo iS829. A escolha foi pensando na conversão para P&B, estava também com minha Canon T4i, mas esta segunda visava fotos em cores e o uso de uma teleobjetiva 70x300 mm.
• As fotos foram capturadas na Cidade de Salto, mais precisamente no Parque da Rocha Moutonnée, que vale pela visita quando a pandemia passar. O fotógrafo ou fotógrafa que queira realmente fazer capturas fotográficas de qualidade precisa treinar seu olhar para enxergar às cores, em escala de cinza ou em monocromia. Lembrando que uma foto em escala de cinza ou em P&B não fazem parte da monocromia porque preto, branco e os tons de cinza não são cores.
• Nas fotos exemplo, naquele horário havia grande contraste de luz e sombra nas áreas fotografadas. Essa condição me permitiu visualizá-las, na composição em P&B, condição que me levou a fazer as capturas. Um detalhe importante, não é o equipamento que faz o fotógrafo, mas sim, saber "olhar", selecionar, enquadrar e compor!
• Você não terá detalhes em uma foto em P&B, por essa razão na foto original deve haver áreas contrastantes, porém, se for uma imagem uniforme, sem grandes contrastes, o resultado dificilmente será o ideal. Não é necessário um equipamento mais sofisticado para a conversão para bP&B. Bom trabalho e experiência!
Foto Preto e Branco 09
Por: Vivaldo Armelin Jr. – Jun./20
• A fotografia preto e branco (P&B) traz grande interesse porque não tem áreas em tons intermediários, ou seja, com os tons de cinza, apenas o preto e o branco. Nos exemplos desta data apresentamos uma foto com uma miniatura em um gramado e uma montagem, quando foi colocada em uma rua de São Luiz do Paraitinga, SP, uma miniatura de um veículo antigo.
• A conversão produzirá um resultado interessante, diferente das conversões apresentadas nesta seção do site FotoMBoé. Estas duas imagens possuem mais iluminação, ou seja, pouco contraste entre o preto e o branco. O mais importante é verificar se sua imagem será adequada para esse tipo de conversão, para isso faça testes, quanto mais testes, mais facilmente você aprimorará a sua intuição, ou seja, melhorará a sua leitura. Boa experimentação e trabalho!
Preto e Branco 08
Por: Vivaldo Armelin Jr. Nov./19
• A fotografia preto e branco é o resultado de uma conversão, nesse processo é eliminado toda escala de cinza, as misturas entre preto e branco. As convenções desta matéria foram feitas no Movavi Photo Editor (licenciado), em "Efeitos", opção no menu deslizante, à direita, "Clássicos" e "P&B". O processo é automatizado, mas para esta proposta não faz muita diferença, pois não existem tons de cinza. Abaixo apresentamos três exemplos de conversões.
Importante: Outros softwares também permitem a obtenção desta conversão, muitos grátis, alguns livre e grátis e outros pagos, a melhor opção é você quem deve descobrir, eu particularmente gosto muito do Gimp (livre), uso também o Corel PaintShop (licenciado), o Movavi Photo Editor é pago, mas não é um preço abusivo e é usado por muitos na fotografia.
• Você vai perceber que cada uma das imagens perdeu detalhes, uma condição incondicional por não existir a escala de cinza. Lembrando, nem toda imagem ficará satisfatória quando convertida para preto e branco. Não se iluda se a foto escolhida ficou ótima em escala de cinza, e, quando convertida, para P&B, o resultado é desastroso. Isso ocorre porque a imagem não possui grandes contrastes entre o claro e o escuro. Uma imagem muito clara ou muito escura não produz na maioria das vezes bons resultados.
• Bom trabalho e experiências!
Preto e Branco 02
Por: Vivaldo Armelin Jr.
• São várias as possibilidades de conversão para Preto & Branco, nessa sugestão foi eliminado o fundo antes da conversão, pois o resultado fica melhor e menos confuso, mas não é todo tipo de imagem que produz resultados satisfatórios. É preciso analisar a posição do modelo, o ângulo, o espaço que ocupa na composição, as áreas de luz e sombra, a textura e a variação tonal entre as cores do original. A conversão poderá ser feita em imagens fotográficas em "Escala de Cinza" e "Monocromática".
• A primeira imagem, a original à esquerda, teve o fundo apagado, quando da conversão o resultado ficou muito melhor e limpo. Mae tenha cuidado para não deixar uma área limpa muito grande, se necessário recorte a imagem (ferramenta crop) antes ou após a conversão.
• Já as duas imagens abaixo foram colocadas para destacar a diferença entre uma que não teve o fundo apagado e a outra que se eliminou o fundo. O resultado da primeira é satisfatório, mas não tão limpo quanto o da segunda imagem.
• Bom trabalho e experiências!
 Preto e Branco 01
Por: Vivaldo Armelin Jr.
• Como foi destacado na introdução desta seção a fotografia em preto & branco é produzida via software e uma boa opção é o Paint.Net e o Gimp – ambos grátis, mas para esse trabalho é preciso baixar plug-ins.
• As imagens proporcionarão uma nova leitura, pois não haverá uma gradação tonal e sim áreas de preto e outras de branco. Nem toda imagem é ideal para esse tipo de conversão, por essa razão é importante testar num dos softwares indicados.
• Esse tipo de imagem fotográfica é impactante e surpreendente quanto a valorização das formas, porém há perda do volume. Para este exemplo usamos o software Paint.Net e foi instalado o plug-in “Color”.
• A mesma imagem agora convertida para preto e branco (P&B). Lembrando que esta não é a conversão para escala de cinza. A seguir como ela é feita.
• Equipamento usado a Pentax Optio E10, de 7 MP.
• Esta é a imagem original, não foi tratada, apenas reduzida em seu tamanho original.
• Abaixo outros exemplos de conversão para P&B.
• É muito simples, com o Paint.Net aberto, na barra de menu clicar em “Efeitos”, depois em “Color” e “Black And Write...”, esta feita a conversão. Lembrando que ao baixar este software também será necessário baixar o plug-in “Color”, este não tem versão em português do Brasil, apenas em inglês.
• Nas imagens ao lado, à esquerda, as etapas para a conversão.
• As imagens convertidas poderão ser impressas em papel, usadas na internet, em uma publicação (livro ou e-livro), num vídeo etc.
• Você até poderá, com a conversão, salvar uma imagem ruim e até desfocada. O importante é não ter medo de ousar e fazer muita experiência.
• Softwares pagos também tem essa opção, mas cuidado, pois muitos deles é preciso baixar plug-ins e estes também são pagos.
Preto e Branco 02
Por: Vivaldo Armelin Jr.
• Nesta página da seção Foto Preto & Branco – P&B, apresentamos as possibilidades usando desta vez o Gimp, um software livre, do projeto Gnu, e grátis.
• As fotos preto e branco não possuem passagens tonais, suas áreas pulam diretamente do preto para o branco, não existem tons de cinza. A sensação do cinza pode até acontecer em áreas onde existam muito próximos o preto e o branco.
• Esse alto contraste produzido pelas áreas pretas e as brancas produzem uma imagem impactante e que proporciona uma nova leitura. Uma leitura onde a emoção é valorizada, condição que provoca uma grande perda no quesito descrição.
• Uma imagem colorida, em escala de cinza ou monocromática, tem grande poder descritivo por possuírem detalhes que conduzem a uma interpretação mais completa durante a leitura, já as imagens em preto & branco, possibilitam apenas a visualização de algumas formas, sem os detalhes das demais.
• No Gimp será selecionado na barra de menu "Filtros", "Artísiticos" e "Fotocópia" para todas as conversões. O mais importante, é possível fazer ajustes manuais.
• Vejam alguns exemplos:
• As janelas principais do Gimp são três distintas, uma organização diferente da tradicional, pois algumas ferramentas estão em janela separada da principal, porem nada que prejudique o trabalho. A principal possui os menus e a área de trabalho. O Gimp produz resultados com qualidade bem próximo ao mais famoso e caro dos softwares de edição de imagem. Possui também muitos plug-ins para serem instalados.
• Nas imagens a sequência de trabalho da conversão até salvar como o arquivo final. O processo é bem simples e rápido.
• Vale relembrar que nem toda imagem produzirá bons resultados, portanto fazer testes é necessário para que se obtenha imagens fotográficas de qualidade, sejam elas para impressão em papel, para a internet, apresentação de slides etc.
• A primeira imagem, abaixo e à esquerda, é a original e tem a imagem final, já convertida, a seu lado à direita e as demais, abaixo destas, apenas o resultado final da conversão.
 Preto e Branco 03
Por: Vivaldo Armelin Jr.
• Você pode se perguntar, foto P&B não são sempre a mesma coisa? Não! cada imagem tem sua mensagem, portanto uma maneira diferenciada para que o observador possa lê-la.
• Nesta edição apresentaremos três resultados com fotografia feita com a câmera fotográfica digital Pentax Optio E10, uma câmera que tem resolução máxima de 6 MP, portanto permite boa ampliação, mas é um bom equipamento já fora de linha.
• Também usamos o software PhotoFiltre, que é grátis, faz a conversão de maneira simples e rápida. Foi usada, na “Barra de menu”, no menu que se abre a opção “Superfície” e no submenu a opção “Fotocópia”.
• Não há possibilidade de ajustes automáticos, mas a conversão automática produz resultados extremamente satisfatórios. O importante é escolher imagens adequadas, que produzam resultados diferenciados e interessantes. Tem imagens fotográficas que não são ideais para este tipo de imagem, ou seja, em P&B.
• Algumas imagens são ótimas para a conversão em escala de cinza, monocromia, sépia, mas ruins para o P&B.
• É preciso aprender a ver a imagem em P&B, como acontece com as imagens em cores, monocromáticas, escala de cinza, sépia, envelhecida etc.
• Os maiores e melhores fotógrafos treinam a sua visão para ver em um dos modos, acima citados, que deseja fotografar.
• Abaixo a tela do PhotoFiltre.
• Abre-se o programa PhotoFiltre e segue-se os passos indicado na imagem à esquerda. Não há como fazer ajustes manuais, tudo é automatizado, porém os resultados são interessantes. O mais importante é saber escolher a(s) imagem(ns) a serem convertidas.
• Para que não ocorra a perda da imagem original, na “Barra de menu”, “Arquivo”, na opção “Salvar como...”, renomear a imagem e então salvá-la.
Preto e Branco 04
Por: Vivaldo Armelin Jr.
• Nesta seção, Foto P&B, foram disponibilizados três exemplos de foto preto & branco, portanto não havendo nenhum tom de cinza.
• Os vários softwares disponíveis, pagos, grátis ou livres, oferecem estas opções, nem sempre produzem o mesmo resultado, pois alguns a conversão é automática, já outros oferecem o ajuste manual.
• Na nossa opinião todos oferecem bons resultados e podem até ser impressos em papel com alta qualidade, seja via impressora em papel especial, brilhante ou opaco, também em quiosques, ou ainda, via laboratórios. Estas imagens proporcionam boas ampliações e até podem ser emolduradas, tornando belíssimos quadros.
• As possibilidades de conversão para o P&B são muitas, porém deve fazê-las analisando cada imagem, pois muitas são produzem bons resultados quando convertidas. É importante analisar a luz, as formas, os contrastes, o tom de cada uma das cores e até as passagens tonais, pois estas últimas desaparecerão após a conversão.
• As imagens reticuladas, comuns na época das tipografias, produzem a sensação da gradação tonal pelo distanciamento entre cada retícula (ponto), que criam uma ilusão óptica.
• Esse tipo de imagem produz resultados interessantes e inéditos, que podem ser usados em publicações, painéis, pôsteres, na internet, em vídeos, apresentações, slides show etc.
• A imagem à esquerda foi convertida para reticulada. A visão dos tons de cinza é oriunda da ilusão óptica, ou seja, é uma mera sensação óptica.
 
• Esta outra conversão escurece a maioria da área da imagem e cria um contorno branco. Um visual bem interessante e que chama a atenção de quem irá visualizá-la em qualquer meio, na tela do computador, televisor ou impressa.
Preto e Branco 05
Por: Vivaldo Armelin Jr.
• As fotos em preto e branco são interessantes e produzem resultados que surpreendem. Para esta proposta usamos o software Ashampoo Photo Commander, licenciado, para a conversão denominada "Binarização", na realidade o P&B. Binarização porque são apenas os dois neutros, preto e o branco, não existe o cinza e seus tons, no menu "Efeitos".
• Essas imagens produzem excelentes retratos e quando emoldurados surpreendem, pois chamam a atenção daquele ou daquela que passa ao seu lado. Nos exemplos, é possível ver a força do P&B. O maior problema é que nem toda imagem trará bons resultados, é preciso testar e com o tempo, o seu olhar será automático, portanto não haverá tantas dificuldades para localizar imagens para conversão. O olhar é o mesmo que aquele para fotografar em cores e depois convertê-las para escala de cinza, monocromia etc.
• São vários os softwares grátis que também permitem esse tipo de conversão, seja curioso ou curiosa, pois se quer ganhar dinheiro essa é uma grande opção para estampar camisetas, toalhas, canecas, etc. Outra opção e a produção de quadros, chaveiros, adesivos, decoração de capacetes, entre tantas possibilidades.
• Não há como fazer capturas em P&B puro, apenas convertendo imagens coloridas ou em escala de cinza. As monocromáticas poderão gerar resultados desagradáveis, mas tudo dependerá da imagem.
• É importante escolher imagens que tenham bons contrastes entre áreas de luz e sombra. Não há segredo, pois a captura será em cores, o enquadramento e a composição seguem as mesmas regras para qualquer fotografia.
Preto e Branco 06
Por: Vivaldo Armelin Jr.
• O ACDSee 6, um software de qualidade possui diversos efeitos e o o de Preto & Branco está localizado em: Adjustment, Light e Threshold, o soft é em inglês. Não tem grandes diferenças entre os softwares, apenas na seleção de como você quer visualizar, este permite opção manual.
• O preto e branco produz imagens inusitadas e muito interessantes até de imagens tremidas e fora de foco, sejam elas monocromáticas, escala de cinza ou em cores.
• Utilizá-las em grandes painéis é uma opção bastante interessante, por exemplo. Não são o original da imagem, mas podem trazer uma nova abordagem no campo da fotografia, por exemplo, em painéis, colocar lado a lado a colorida e a P&B, ou ainda, uma cópia em monocromia e escala de cinza. Bom trabalho!
Direitos Autorais
• Todos os direitos reservados! É proibido imprimir, copiar, distribuir (mesmo a título de gratuidade), encartar, reproduzir (por qualquer meio mecânico, eletrônico, digital, fotográficos, filme e vídeo), sem a devida autorização fornecida por escrito pelo proprietário do Site FotoOlhar.com, antigo FotoMBoé.com. Todas as imagens (desenhos, pinturas, ilustrações, fotografias, vídeos etc.), textos, slides show, galerias, apresentações (em Flash, exe, html etc.) foram produzidas por Vivaldo Armelin Júnior que é o detentor dos direitos autorais.
• É permitida a abertura exclusiva online, qualquer outra possibilidade é necessário autorização por escrito fornecida pelo responsável, acima descrito.
Voltar para o conteúdo