InfoFatos.01 - FotoOlhar

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InfoFatos.01

Fatos
Índice
(Em ordem de lançamento)
Flash ou Led 03 •
Flash ou Led 02 • Flash 01 • Raw e Jpeg 03 Raw e Jpeg 02 Raw e Jpeg 01 • XIV Bis 1906 03 XIV Bis 1906 02 •
Contexto 03 Contexto 02 • Pinhole 01 (fotografia na Lata) • Daguerreótipo 01 •
Fatos 04 - Natureza Morta 01 • Fatos 03 - A Luz na Grécia 01 • Fatos 02 - Contexto 02 • Fatos 01 - Contexto 01 •
Flash ou led 03
Por: Vivaldo Armelin Júnior - Out./24
• Tem fotógrafos e fotógrafas que preferem usar o flash pela maior potência de explosão luminosa, outros a iluminação de led. Esta última é mais usada pelos que produzem vídeo, porém, muitos fotógrafos e fotógrafas, com o avanço da qualidade tecnológica e de iluminação dos led, optam por ele ou até trabalharem em conjunto. Para atividades fotográficas externas o mais comum é o uso do flash, facilita o transporte, usam bateria e não exigem tripé. Boa pesquisa e estudo!
Flash ou led 02
Por: Vivaldo Armelin Júnior - Out./24
• Hoje em dia os bons leds substituem os flashs com qualidade, mas continuam com vantagens e desvantagens por ser uma luz contínua no que se refere à fotografia, pois para o vídeo é necessário luz contínua, impedindo a realização de alguns efeitos especiais. Boa pesquisa e estudo!
Flash 01
Por: Vivaldo Armelin Júnior - jun./24
• Use com moderação o seu flash, quando puder use uma iluminação não acoplada ao seu equipamento para melhor iluminação e resultados. Boa pesquisa e estudo!
RAW ou Jpg 03
Por: Vivaldo Armelin Júnior - Abr.24
• Se você não tiver um bom cartão de memória, em relação ao tamanho e qualidade, a melhor opção é o formato jpg, essa condição vale também se você não possuir local adequado para armazenamento. Se possuir a possibilidade de armazenar nas nuvens lembre-se que tem limites, para armazenamento maiores será cobrado pela diferença. Boa pesquisa e estudo!
RAW ou Jpg 02
Por: Vivaldo Armelin Júnior - Abr.24
• O jpeg ou jpg é menor em tamanho final, além deste inconveniente trata-se de um arquivo compactado, também perde qualidade com o passar do tempo e abertura por um software. Já os arquivos raw podem ser abertos indefinidamente, são completos quanto a informação e não podem ser reproduzidos. Por exemplo, um arquivo no aspecto produzido pela Canon ou de outro fabricante, não poderá ser salvo neste aspecto, mas sim nos formatos como jpg, png, tif...
• A melhor opção é o Raw por ter todas as informações referentes e possíveis da imagem capturada, mesmo com o inconveniente de produzir arquivos maiores em tamanho. Hoje em dia os cartões de memória são mais confiáveis e com capacidade de armazenamento maior.. Boa pesquisa e estudo!
RAW ou Jpg 01
Por: Vivaldo Armelin Júnior - Abr.24
• Você pode optar em muitos equipamentos pelo aspecto Raw ou Jpg, ou ambos. As vantagens do aspecto Raw são imensas, mas tem a desvantagem de ocuparem grande espaço, no entanto, por ser uma imagem crua, facilitará qualquer tipo de edição, ajuste e ou tratamento. Você pode optar apenas por arquivo jpg, mas sabe que por ter arquivos de tamanho menor, há perda na qualidade. Outra opção é fotografar no aspecto Raw e no formato Jpg, mas isso acarretará aumento do tamanho de armazenamento. Lembrando que cada fabricante de equipamento tem seu aspecto Raw. Boa pesquisa e estudo!
XIV Bis 1906 03
Por: Vivaldo Armelin Júnior - Fev.24
• Fotógrafo desconhecido, voo do 14 Bis. Boa pesquisa e estudo!
XIV Bis 1906 02
Por: Vivaldo Armelin Júnior - Fev.24
• Fotógrafo desconhecido. Boa pesquisa e aquisição!
XIV Bis 1906 01
Por: Vivaldo Armelin Júnior - Fev.24
• Fotógrafo desconhecido. Boa pesquisa e aquisição!
Qual câmera Mirrorless devo comprar? 01
Por: Vivaldo Armelin Júnior - Jan.24
• É importante destacar que as mirrorless vieram para ficar e já substituíram as DSLR, porém ainda muito usadas. Se você é iniciante recomendo a compra de uma câmera mirrorless de entrada com sensor menor, APS-C, mas muito maior do que os sensores de smartphones ou câmeras compactas. São vários os fabricantes de equipamentos, definir qual é o melhor para a suas necessidades deve ser bem analisada e pesquisada. Como disse anteriormente, uma câmera de entrada simples pode ser a melhor opção para aprender, além de serem mais baratas, tem resultados extremamente satisfatórios e com qualidade. Lembre-se que estas câmeras possuem objetivas cambiáveis e com o tempo exigirão novos investimentos em objetivas destinadas a outros tipos de capturas fotográficas. Boa pesquisa e aquisição!
Devo comprar uma câmera Mirrorless? 01
Por: Vivaldo Armelin Júnior - Ago./23
• Devo vender meus equipamentos DSLR e comprar uma câmera mirrorless? Uma pergunta que muitos fotógrafos vêm fazendo, mas as DSLR têm recursos e qualidade.  Seus resultados continuam impressionantes e mesmo porque uma mirrorless ainda está muito cara, por exemplo, tem muita gente fotografando com câmeras digitais antigas, que se comparadas às mais modernas eram bem simples. É óbvio que as câmeras mirrorless tem embarcada tecnologia de ponta e produzem resultados superiores em relação às mais antigas. Se você é um profissional talvez seja oportuno uma atualização, mas, mesmo assim, só se for necessária a atualização. Eu particularmente, tenho a Canon T4i, a 60D, 6D, a 5D, a mais antiga delas e que produzem resultados interessantíssimos. Pense bem antes de fazer dívida e um novo investimento! Boa análise!
Contexto 03
Por: Vivaldo Armelin Júnior - Jul./23
• Dom Pedro II era apaixonado por fotografia, prova é o gigantesco acervo fotográfico mantido por ele e que foi doado para o Acervo Nacional quando foi proclamada a República. Ele gostava de fotografar e ser fotografado, como nesta foto abaixo que foi feita no Egito onde é o destaque a Família Real. Boa leitura e pesquisa!
Contexto 02
Por: Vivaldo Armelin Júnior - Abr./23
• Joseph Nicéphore Niépce (França, 1765 – 1833) foi o primeiro a fazer uma fotografia, em 1826, sobre um folha de estanho coberta de betuma. Para conseguir a foto foram preciso oito horas de exposição. A partir desta primeira foto outros pesquisadores/cientistas houve uma grande evolução quanto ao material utilizado e a técnica de sensibilização da placa até o surgimento dos primeiros filmes fotográficos. Boa leitura e pesquisa!
Pinhole 01 (Fotografia na Lata)
Por: Vivaldo Armelin Júnior - Abr./23
• Usando filme fotográfico, chapa de raio X ou papel fotográfico é possível fazer capturas fotográficas em negativo ou positiva (dia positiva ou filme para slides). Quando em negativo, nos nossos dias pode-se convertê-lo em um computador após escaneá-lo. Qualquer um é capaz de fabricar sua máquina fotográfica usando uma lata, caixa de madeira, caixa de papelão, das grandes às pequenas, por exemplo, em uma caixa de fósforo. Para isso, será necessário uma caixa escura para cortar o papel fotográfico, filme ou chapa virgem de raio X, em seguida coloca-la no interior da sua câmera e depois da captura, retirá-lo da máquina e revela-lo. O pinhole retoma o princípio da fotografia. Sobre a técnica de revelação farei uma outra matéria. Boa pesquisa e experiência!
Daqguerreótipo 01
Por: Vivaldo Armelin Júnior - Mar./23
O daguerreótipo é uma câmera (caixa escura) que em seu interior é introduzida uma placa de cobre que foi revestida com prata e para que se torne sensível à luz é aplicado vapores de iodo. Esta deverá estar limpa e polida. Para a sensibilização da placa a çuz adentra a caixa escura por um orifício (obturador) que fica aberto, para a entrada da luz por um determinado tempo. Com a luz sensibilizando a placa é registrada a imagem port meio de uma reação fotossensível da prata. Para revelar usava vapor de mercúrio, em seguida usava-se uma solução salina para a fixação da imagem. Boa pesquisa!
Primeira Lente 01
Por: Vivaldo Armelin Júnior - Mar./23
É curioso saber que as primeiras caixas escuras não possuíam uma lente, muito menos uma objetiva. Em 1826, Charles Louis Chevalier, francês, criou a primeira lente, não uma objetiva, encomendada por Joseph Nicéphore Niépce e pouco mais tarde por outros pesquisadores e criadores da fotografia e câmeras. Bom trabalho!
Nasceu em Escala de Cinza 01
Por: Vivaldo Armelin Júnior - Nov./22
• A fotografia surge em escala de cinza, mais próxima do preto e branco, pois não havia uma gradação tonal ou passagem tonal nas áreas de luz e sombra ou claro e escuro. As primeiras fotografias em cores eram pintadas à mão, como aconteceu no cinema também, por exemplo, com Georges Mélliès. O advento da fotografia em cores vem mais tarde, mais precisamente em 1861, porém, não houve aceitação imediata porque o processo era um tanto complicado, tinha que fazer três fotos com a câmera sobre um tripé para serem idênticas. Cada cor era obtida com um filtro diferente, verde, vermelho e azul, o responsável foi o físico James Clerk Maxwell. Bom trabalho!
Cidades Séc. XIX 01
Por: Vivalod Armelin Júnior - Set./22
• O fotógrafo suíço, George Leuzinger, publicou um catálogo com imagens fotográficas da cidade do Rio de Janeiro, Petrópolis, Friburgo etc. Este catálogo destina-se à venda de suas fotografias. As imagens abaixo são dele e um autorretrato, extraídas da internet e estão em domínio público Bom trabalho e experiência!
Natureza Morta 02
Por: Vivalod Armelin Júnior - Ago./22
• A pintura de cenas de natureza morta é bem antiga, mais precisamente, por volta do século XV a.C., onde foram feitas as primeiras obras pictóricas com esta temática, mas antes é preciso entender que não são representados apenas modelos que um dia viveram, animal ou vegetal, mas também objetos inanimados diversos, na fotografia, bem mais tarde, também este estilo é revivido. Abaixo alguns pintores e depois fotógrafos.
— PINTORES/AS:
• Giuseppe Arcimboldo, Pintor: Nascimento: 5 de abril de 1526, Milão, Itália - Falecimento: 11 de julho de 1593, Milão, Itália;
• Anna Ruysch - Pintora - Nascimento: 19 de dezembro de 1666, Haia, Países Baixos (Holanda) - Falecimento: 7 de janeiro de 1754, Amsterdã, Países Baixos;
• Caravaggio, Pintor - Michelangelo Merisi, conhecido como Caravaggio. Nascimento: 29 de setembro de 1571, Milão, Itália - Falecimento: 18 de julho de 1610, Porto Ercole, Itália;
• Emiliano Augusto Cavalcanti de Albuquerque Melo, conhecido como Di Cavalcanti, pintor - Nascimento: 6 de setembro de 1897, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro - Falecimento: 26 de outubro de 1976, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro;
• Pablo Picasso - Pintor: Pablo Ruiz Picasso - Nascimento: 25 de outubro de 1881, Málaga, Espanha - Falecimento: 8 de abril de 1973, Mougins, França.
— FOTÓGRAFOS/AS:
• Théophile Auguste Stahl, Fotógrafo - Nascido: 23 de maio de 1828 - Falecido: 30 de outubro, França;
• Augusto Stahl - Nascimento: 28 de março de 1819, Rochdale, Reino Unido – Morou no Rio de Janeiro - Falecimento: 8 de agosto de 1869, Potters Bar, Reino Unido;
• Charles Aubry – Nascido: 1811 – Falecido: 1977 – França;
• Edward Weston - Nascimento: 24 de março de 1886, Highland Park, Illinois, EUA - Falecimento: 1 de janeiro de 1958, Carmel-by-the-Sea, Califórnia, EUA;
• Adolphe Braun - Nascimento: 13 de junho de 1812, Besançon, França - Falecimento: 31 de dezembro de 1877, Mulhouse, França.
• Para finalizar, a fotografia de natureza morta poderá ser clássica, modernista, criativa, surreal... E, para uma boa análise, pesquise outros pintores e fotógrafos e suas obras de natureza morta, inclusive still.
• Bom trabalho!
Natureza Morta 01
Por: Vivalod Armelin Júnior - Ago./22
• A pintura denominada “Natureza Morta” foi destacada por muitos artistas renomados desde o Renascimento até as denominadas pinturas modernistas, um estilo de desenho e pintura que agradavam visualmente em muitas situações, porém, algumas obras eram mais “violentas”, pois apresentavam animais mortos e não apernas vegetais.
• Com o surgimento da fotografia em 1826 esse tipo de pintura passou a ser também temática para muitos fotógrafos e quando surge a fotografia em cores essa temática é retomada. O detalhe mais importante era que no início não havia iluminação própria para estúdio, século XIX, então usava-se a luz natural, luz artificial de vela, lampião, entre outras.
• Nos nossos dias, para este tipo de captura fotográfica, é mais fácil de ser obtida, porém, o que parece fácil, não é tão fácil, temos vários tipos de fonte de luz, gelatinas que simulam luz de lamparina, vela, luz incandescente... Boa pesquisa!
Contexto 03
Por: Vivalod Armelin Júnior - Jun./22
• Já na Grécia antiga muitos filósofos tentavam entender a luz e seus efeitos, muitas teorias surgiram naquela época, uma delas é que para enxergarmos sairia algo dos olhos permitindo a visão. Empédocles, século 5 a.C. foi o primeiro a formular a teoria da reflexão da luz, mas não seu deslocamento, mesmo porque ele acreditava que a luz era emitida pelo olhos e refletida nos objetos quando retornava ao olho, assim era possível enxergar. Bom trabalho!
Contexto 02
Por: Vivalod Armelin Júnior - Mai./22
• A fotografia no século XIX tem poucos privilegiados que podem adquirir um equipamento, no Brasil, temos alguns exemplos como Robert Henrique Klumb, um alemão, foi agraciado com o título de Photographo da Casa Imperial, no ano de 1861.
• No ano 1861 o fotógrafo Jean-Victor Frond é o primeiro a publicar um livro sobre fotografia no Brasil com o título "Brasil Pitoresco", as fotografias foram capturadas a partir de 1858.
• Obs.: Fotos em domínio público. Boa pesquisa e leitura!
Contexto 01
Por: Vivaldo Armelin Júnior - Mai./22
• Este é o início de mais uma seção do site FotoOlhar.com denominada de "Fatos", esta seção não tem por objetivo documentar a história, mas sim fatos importantes envolvendo esta Arte e as Artes Plásticas (desenho, pintura, escultura, gravação, modelação...), fazendo, portanto, uma análise entre as duas formas de expressão humana. As Artes Plásticas têm início provavelmente na Pré-história com as primeiras marcas e modelações feitas pelo ser humano, com certeza não tinha esta denominação. A fotografia surge na França com a fotografia do pesquisador e inventor Joseph Nicéphore Niepce (1765 – 1833), no ano de 1826. Esta foi feita sobre uma placa. É importante destacar que Niepce só fez foi se basear em pesquisas anteriores, inclusive as de Leonardo Da Vince (1452 x 1519). Ele utilizou uma placa de estanho coberta com betume branco da judeias, esta substância é fotossensível, ou seja, reage na presença da luz e se modifica endurecendo nas áreas que são atingidas pela luz, em seguida, ou melhor, após oito horas para a primeira captura, ele a levou para lavar com essência de alfazema. Este produto retira com facilidade o betume branco das áreas não sensibilizadas pela luz, porém, as áreas sensibilizadas se fixaram à placa e não podem ser retiradas. Trata-se de uma camada bem fina, mas permite o surgimento da imagem, veja abaixo a foto feita por Niepce. A caixa escura foi aprimorada por Leonardo Da Vince, mas é uma invenção chinesa, do séc. V a.C., descrita em um texto de um chines de nome Mozi, da mesma época. Boa leitura e pesquisa!
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