Ajustes.01 - FotoOlhar

Ir para o conteúdo

Ajustes.01

Registro Fotográfico
Índice
(Em ordem de lançamento)
• Ajustes 03 - Câmeras Compactas e SmartPhones 01 • Ajustes 02 - Diafragma 01 • Ajustes 01 - Introdução 01 •
Ajustes 04 - Distância Focal x Profundidade de Campo x Objetiva Zoom 01
Por: Vivaldo Armelin Júnior - Abr./22
• A distância focal diferente, em uma objetiva zoom vai produzir um efeito interessante, o desfoque do fundo, ou seja, haverá menor profundidade de campo, quando a câmera estiver mais próxima do modelo, portanto, quanto mais distante, maior é a profundidade de campo, mais foco. Você pode conseguir este desfoque ajustando a abertura do diafragma, quanto menor (mais aberto o diafragma), mais desfoque haverá, portanto, quanto maior o valor, menor será a abertura do diafragma e maior será a profundidade de campo.
• Essas orientações são válidas não apenas para as câmeras com objetivas cambiáveis vale para uma câmera compacta com "zoom óptico", pois a variação do zoom provocará o mesmo efeito. O modo identificado como macro em objetivas não macro também trará desfoque do fundo, o mesmo ocorre com as objetivas verdadeira mente macro.
• Importante: o zoom digital, por se tratar de um recorte, não produz este efeito, portanto nos smartphones ele não ocorrerá com a alteração do zoom digital. Bom trabalho!
Ajustes 03 - Câmeras Compactas e Smartphones 01
Por: Vivaldo Armelin Júnior - Jan./22
• Esta matéria é um reforço e complemento de outras, pois tem chegado vários e-mails fazendo pedindo explicações sobre as questões abaixo referentes a esses aparelhos.
• É preciso lembrar que as câmeras compactas e os smartphones são equipamentos mais simples do que os mirrorless e os DSLR (sejam eles equipados com sensor APS-C ou Full frame), tudo porque possuem sensores menores, que giram em torno de 6,5 x 5,5 mm, contra os das DSLR e mirrorless que tem o tamanho aproximado de 24 x 14 mm (APS-C) e 35 x 24 mm (Full frame).
Importante: Coloco uma medida aproximada porque cada um dos fabricantes de equipamentos, usam sensores de tamanhos variados, a diferença é pouca, mas existe em relação a cada modelo de sensor.
• Os sensores pequenos têm a desvantagem de capturar menor quantidade e qualidade em relação as cores e tons, ou seja, menor quantidade de raios luminosos. Quanto maior o sensor, mais luz é capturada e muito melhor é a qualidade da luz, tudo porque cada pixel é maior e poderá receber mais cores e tons. O maior problema é que se é desejado fazer ampliações grandes, as câmeras compactas e os smartphones não são indicados, mesmo naqueles que tenham uma quantidade absurda de megapixel. Lembrando que megapixel não significa melhor qualidade, mas sim a possibilidade de ampliações maiores.
• Para finalizar, câmeras compactas e smartphones não são equipamentos profissionais, porém, estes segundos têm sido usados por muitos jornalistas, sejam para fotografia ou vídeo. Alguns vendedores, não muito honestos, afirmam que as câmeras superzoom são semiprofissionais, na verdade, não são, primeiro porque são câmeras compactas e que não tem objetivas cambiáveis, na realidade elas são fixas ao corpo do equipamento. Bom trabalho!
Ajustes 02 - Diafragma 01
Por: Vivaldo Armelin Júnior - Jun21
• O diafragma é um sistema que controla a entrada de luz na objetiva e que irá atingir o filme ou sensor ela é identificada mais comumente com a letra "f/x" seguido de um valor, como será possível ver na imagem abaixo. Esta contém a identificação em inteiros e que é importantíssimo decorá-los. Mais abaixo apresento os inteiros intercalados dos terços.
• Estes valores são infinitos para ambos os lados, no entanto apresentarei os mais comuns e mais utilizados por diversos fabricantes. Vale lembrar que um mesmo fabricante poderá variar na abertura dependendo do modelo do equipamento.
• Observe que os valores são opostos em relação à abertura, os mais baixos, apresentam maior abertura e os mais altos, menor abertura. Bom estudo e utilização!
• Em laranja os valores "f" inteiros e, em preto, os terços. Reforçando, é muito importante decorá-los, apenas os inteiros, pois eles são fundamentais para ajustes da abertura do diafragma.
Ajustes 01 - Introdução 01
Por: Vivaldo Armelin Júnior - Jun21
• Não vou me estender nesta abertura, apenas dizer que nesta nova página da seção Registro Fotográfico, do site FotoOlhar.com que estas matérias, sugestões e orientações servem para todos e todas que desejem se dedicar à fotografia e, o mais importante, não importa o equipamento, do mais simples ao mais complexo. Tratarei das três estruturas que sustentam o ato de fotografar que é a abertura do diafragma, velocidade de obturação e o ISO. Início falando um pouco sobre o "diafragma", com o tempo aprofundarei nas informações, sempre que necessário com o uso de imagens capturadas por mim. Boa leitura e experiências!
Direitos Autorais
• Todos os direitos reservados! É proibido imprimir, copiar, distribuir (mesmo a título de gratuidade), encartar, reproduzir (por qualquer meio mecânico, eletrônico, digital, fotográficos, filme e vídeo), sem a devida autorização fornecida por escrito pelo proprietário do Site FotoOlhar.com, antigo FotoMBoé.com. Todas as imagens (desenhos, pinturas, ilustrações, fotografias, vídeos etc.), textos, slides show, galerias, apresentações (em Flash, exe, html etc.) foram produzidas por Vivaldo Armelin Júnior que é o detentor dos direitos autorais.
• É permitida a abertura exclusiva online, qualquer outra possibilidade é necessário autorização por escrito fornecida pelo responsável, acima descrito.
Voltar para o conteúdo