Indicações.01
Foto Externa
Rua 01
Por: Vivaldo Armelin Júnior - Out./22
• As fotos criando de rua podem ser capturadas de diversas
maneiras, posições, ângulo e planos, uma delas é gerar a sensação de
profundidade pela perspectiva. Esta poderá ser baseada em um único ponto de
fuga, na linha do horizonte, abaixo ou acima, à direita ou à esquerda, mas
também com dois ou mais pontos de fuga.
• Cara uma das
possibilidades proporcionará uma maneira de leitura e interpretação, como a
leitura é pessoal, nem sempre será a mesma do fotógrafo ou fotógrafa. O olhar é
direcionado ao ponto de fuga por linhas virtuais que geram a sensação de
profundidade e distância. Alguns exemplos de perspectiva. Bom estudo!
Indicações 02 - Geral 02
Por: Vivaldo Armelin Júnior - Mar./22
• A fotografia em exteriores não é só panorâmica, grande
angular ou com teleobjetivas, há muitos detalhes que chamam a atenção do
fotógrafo ou fotógrafa seja no campo, em um quintal, floresta, praia, nas
margens de uma rio ou açude, ou ainda, represa, área de duna, morro ou
montanha, paredes de pedra, nas plantas, no chão...
• Detalhes pequenos poderão se tornar uma foto interessante
e diferenciada, portanto não tenha medo de ousar e fazer capturas fotográficas
inéditas. Em uma caminhada pelo campo, por exemplo, pode-se fotografar pequenos
animais, insetos, pequenas plantas, pedras, tronco seco, detalhe de uma cerca
de arame farpado, de uma raiz, pequeno curso de água, entre tantas outras
possibilidades.
• Estas fotos poderão ser realizadas usando qualquer equipamento,
dos mais simples aos mais sofisticados, o ideal é ter no mínimo uma superzoom,
pois este permitirá fotos em close-up mesmo a uma distância razoável, algumas
objetivas, ou melhor, teleobjetivas possuem o modo macro, que permite capturas
fotográficas de objetos pequenos, insetos... Boas experiências!
Indicações 01 - Geral 01
Por: Vivaldo Armelin Júnior - Mar./22
• A fotografia em externas poderá usar apenas a iluminação
natural ou até iluminação artificial, como as de estúdio, com algumas
adaptações e equipamentos específicos. Fotos de modelos, animais domésticos,
bebês e até de alimentos, é possível usar um sistema de iluminação artificial
que complemente a natural, isso a uma distância relativamente pequena, bem como
o uso de modificadores, rebatedores... No entanto, para distâncias
relativamente grande não há como utilizar a iluminação artificial, seja de
flash, flash de estúdio, led, fluorescente... Neste caso você poderá ou não
usar filtros graduados ou integrais em tons de cinza ou até coloridos, mas
neste caso, do uso de filtro, será necessário o uso de tripé e velocidade
extremamente baixa de obturação. No entanto os filtros não são adequados para
todas as situações, por exemplo, se você desejar congelar o movimento, pois,
neste caso, será necessária uma velocidade de obturação muito rápida, acima de 1/800
seg. Uma solução seria aumentar a abertura do diafragma e elevar o ISO, mas
nesta situação haverá muito ruído. Um detalhe importante, isso vale para
equipamentos DSLR de Entrada, full frame e mirrorless, já, os celulares,
smartphones, tablets e a maioria das câmeras compactas, o ajuste da velocidade
de obturação e do diafragma é automático, apenas o ISO está disponível, mas
este não é tão elevado.
• É importante destacar que o uso do tripé não é apenas uma
solução, mas uma necessidade, principalmente quando se usa uma teleobjetiva. O
tripé ideal é o de campo e não o de estúdio. O uso do parasol é recomendado em
diversas situações, falarei dele em outra oportunidade.
• Mantenha seu equipamento seguro, com a alça de mão ou a de
pescoço, isso evitará queda e danos ao equipamento. Bom trabalho!