Modelos.01
Modelo Fotográfico
Boneco articulável 02
Por: Vivaldo Armelin Júnior – Mar./22
• O uso de bonecos articuláveis além da reprodução de movimento, postura e posicionamento, também permite integrá-los a elementos cenográficos naturais e artificiais, seja em estúdio ou mesmo em externas. As fotos abaixo foram em um estúdio e com iluminação artificial contínua(s). Essa integração criará interesse e não para nos elementos cenográficos, o fundo, nos exemplos, foram utilizadas fotografias impressas em papel fotográfico, em uma impressoras jato de tinta, eu uso uma Epson, mas poderá ser de outro fabricante.
• Usei nos exemplos um boneco plástico articulável, não é muito resistente e relativamente caro, pois é importado, mas é interessante por permitir movimentos semelhantes aos dos seres humanos, não todos, mas um grande número. Trata-se de um boneco frágil, como já havia destacado, mas se trabalhá-lo com cuidado poderá durar muitos anos. Bom trabalho e boas experiências!
Início 04 – Papel 02
Por: Vivaldo Armelin Júnior – Fev./22
• O papel pode ser o elemento principal para uma fotografia
ou ser parte do cenário, este pode até criar efeitos interessantes. Ele ainda
pode ser amassado, modelado, recortado, montado, colado, dobrado... Todas estas
possibilidades podem ser trabalhadas individualmente ou integradas.
• O importante na hora da montagem cenográfica para as suas
fotografias é ser criativo, mas não se esquecer de ser inédito e interessante
ao olhar das pessoas, seja por publicação em papel, internet, vídeos etc. Boa
experiência e trabalho!
Início 03 – Papel 01
Por: Vivaldo Armelin Júnior – Nov./21
• Importante: Todos os trabalhos em papel modelos (Carrinho.
flores, animais, etc.), fundo (cenário) são de minha autoria.
• Vamos ao trabalho! Seja para complementação cenográfica,
decoração, fundo ou mesmo o modelo principal, é possível explorar o papel e o
papelão criando formas, amassando, dobrando, recortando, colando, modelando,
entre outras possibilidades. Apresento cinco possibilidades e a integração com
outros modelos naturais ou artificiais.
• A criatividade é sua e bem como as suas intensões, por
isso, é importante criar, seja de maneira simples ou complexa e detalhada. O
papel é muito versátil e possibilita trabalhá-lo de diversas maneiras e até
produzi-lo novamente, por exemplo, com a técnica papel machê ou massa de papel.
Bom trabalho e criação!
Início 02 – Alimentos Cenográficos 01
Por: Vivaldo Armelin Júnior – Out21
• Os alimentos cenográficos são alimentos falsos (popularmente fake) e são destinados à exibição em locais de venda como, sorveterias, lanchonetes, padarias etc. Também, para a gravação de vídeo, de filmes, novelas, em peças teatrais, aulas, fotografia etc. Todos os alimentos podem ser reproduzidos, como: frutas, verduras, bolos em geral, sopas, carnes, assados, lanches, sucos, sorvetes, raízes, salgadinhos, massas, doces, leite, queijos, pipoca etc.
• Apresento algumas fotos e em outra oportunidade como utilizá-los, o trabalho com a iluminação... Estes poderão ser produzidos pelo próprio fotógrafo, oportunidade para baixar os custos de produção. Nas fotos você perceberá que parecem verdadeiros. Todos os alimentos nas imagens abaixo são cenográficos, feitos com isopor e cobertos com biscuit, de plástico, resina etc. Infelizmente geralmente são caros porque são produzidos artesanalmente.
• Vantagens: Não apodrecem, esfriam ou perdem o brilho característico, facilitam o transporte e até sua organização no espaço cenográfico.
• Desvantagem: Caso não os tenha fatiados, por exemplo, não haverá como apresentar seu interior, é o caso de bolos, pasteis, frutas etc. Bom trabalho!
• Ovos, maçãs, laranja e pera.
• Bolo, ovo, manga e ameixa verde.
• Pães e uva.
• Peras e cacho de uva.
Início 01 – Boneco articulável
Por: Vivaldo Armelin Júnior – Out21
• Início mais uma seção do site FotoOlhar para que seja
possível o desenvolvimento de ideias para as suas capturas e o próprio desenvolvimento
nas propostas, sejam fotos fora de um estúdio, fotos em estúdio com ambientes
para cada tipo de modelo, humano (adulto, jovem, criança, bebê...),
animal, objetos de grande porte, veículos e, também, para foto still, seja em
estúdio portátil ou em uma bancada.
• Nesta oportunidade falo do uso de bonecos, em pequenas
dimensões, apresento dois modelos, um de plástico e outro de madeira, ambos
eficientes. Estes possibilitam o treinamento para se fotografar pessoas,
estudar movimentos, poses, posturas, ângulos, planos, posições etc. Seu uso
facilita o desenvolvimento do conhecimento e leitura fotográfica sem a
dependência de um ser humano. Por serem articuláveis pode-se variar a posição e
o movimento, em ambos os casos pode-se até produzir roupas.
• As possibilidades de simulação dos movimentos são muito
boas, mas não perfeitas, mas permitirá com maior facilidade corrigir erros de
composição e enquadramento. Estes também facilitam o estudo da iluminação, uso
de modificador, rebatedor, gelatinas etc.
• Estes bonecos são fáceis de serem encontrados na internet
e em lojas físicas de material artístico. Bom trabalho!