Análise.01a - FotoOlhar

Ir para o conteúdo

Análise.01a

Foto Externa
Índice
(Em ordem de lançamento)
Análise.01C - Foto de Frutas 01 • Análise.01b - Foto de Rua 01 Análise.01a - Geral 01 •
Análise.01C - Foto de Frutas 01
Por: Vivaldo Armelin Júnior - Jun./22
• Vou falar um pouco sobre este tipo de fotografia, pois, por diversos motivos tem que se ter atenção e até o uso de iluminação especiais, principalmente nas fotos close-up e Macro, também poderá fazer o uso de rebatedor (branco, metalizado prateado ou colorido, entre outros).
• Em capturas fotográficas com teleobjetiva, geralmente porque a fruta está distante do fotógrafo, por exemplo, no alto de uma mangueira, ou ainda, está do outro lado de um córrego/rio, não há como colocar um rebatedor para melhorar a captura no que se refere a iluminação e áreas de sombra, esse tipo de ajuste terá que ser na pós-produção.
• Já em fotos capturadas em close-up ou macro, pode-se usar um pequeno sistema de iluminação, rebatedor e até tapadeira, condição que facilita o controle e o ajuste do equipamento. Neste caso até é possível usar um fundo escuro, por exemplo, para valorizar o modelo (fruta), lhe dar volume e até destacar as bordas de seu corpo e livrando de uma possível confusão com folhas e até outros frutos.
• Existem flashs e luz contínua de led para este tipo de fotografia (close-up e macro). Em caso de fotografia de insetos sobre uma fruta, o led é a melhor opção, pois não haverá a explosão de luz do flash e que poderá provocar a fuga do modelo.
• Essas dicas e sugestões servem até mesmo para equipamentos compactos e sem objetivas cambiáveis, vale para os smartphones. Boas experiências e trabalho!
Análise.02a - Foto de Rua 01
Por: Vivaldo Armelin Júnior - Mar./22
• A fotografia de rua tem várias opções e vai depender do que você deseja fotografar, o dia da semana, se feriado ou final de semana, entre outras possibilidades. Cidades não turísticas proporcionam belas fotografias nos finais de semana porque o trânsito de pessoas e ou veículos é menor, mas sempre viva, nesta situação, valoriza-se a arquitetura. No entanto uma cidade turística os finais de semana e feriados costumam ter muito movimento de pessoas e ou veículos, nesta situação fotografar durante a semana é uma opção mais interessante.
• As grandes cidades proporcionam fotos interessantes do trânsito de pessoas e ou veículos, mas cuidado com os direitos daquelas pessoas fotografadas, para isso, evite dar destaque nas pessoas. Nos grandes centro os finais de semana, onde não é turístico, geralmente é bem tranquilo quanto ao trânsito de pessoas e ou veículos, mas tenha muito cuidado, pois os roubos são um problema principalmente se seu equipamento não está no seguro.
• Praças e parques são uma bela opção, mas não sia disparando a esmo, estude o espaço, analise a posição do sol, se o dia está nublado, chuvoso, para que você possa fazer ajustes precisos e mais adequados. Boas experiências!
Análise.01a - Geral 01
Por: Vivaldo Armelin Júnior - Mar./22
• Estou iniciando uma nova seção e nela apresentarei sugestões e dicas de como fazer capturas fotográficas em área externa, quando permitir, com o uso de iluminação artificial, rebatedores e modificadores, mas isso dependerá da distância do modelo e o tipo de modelo, por exemplo, pessoas fazendo um piquenique é possível usá-los, no entanto, ao fotografar uma animal selvagem isso é impossível. Bom trabalho!
Direitos Autorais
• Todos os direitos reservados! É proibido imprimir, copiar, distribuir (mesmo a título de gratuidade), encartar, reproduzir (por qualquer meio mecânico, eletrônico, digital, fotográficos, filme e vídeo), sem a devida autorização fornecida por escrito pelo proprietário do Site FotoOlhar.com, antigo FotoMBoé.com. Todas as imagens (desenhos, pinturas, ilustrações, fotografias, vídeos etc.), textos, slides show, galerias, apresentações (em Flash, exe, html etc.) foram produzidas por Vivaldo Armelin Júnior que é o detentor dos direitos autorais.
• É permitida a abertura exclusiva online, qualquer outra possibilidade é necessário autorização por escrito fornecida pelo responsável, acima descrito.
Voltar para o conteúdo