DSLR-Full Frame.01 - FotoOlhar

Ir para o conteúdo

DSLR-Full Frame.01

Equipamentos
Índice
(Em ordem de lançamento)
Ainda vale a pena 01 • Utilização 01 • Full Frame 01 Intro 01 •

Intro 03 - Ainda vale a pena? 01
Por: Vivaldo Armelin Júnior - Out./23
• A resposta não poderia ser outra, SIM! Não apenas por hoje, mas por muitos anos à frente. Trata-se de um equipamento robusto com recursos superiores a qualquer outro equipamento de sua época, mas ainda, bem superior aos melhores smartphones de nossa época. A resolução é excelente, possuem recursos que permitem ajustes precisos e que resultam em capturas de melhor qualidade, é óbvio que o enquadramento, composição, ou seja, o olhar é importantíssimo. As objetivas são melhores em relação às de entrada, com mais recursos e ajustes mais precisos, muitas delas resistentes a água e poeira. Esses equipamentos, por não serem mais fabricados, tem seus preços em queda e mesmo as usadas tem preços mais atraentes. Bom trabalho!
Intro 02 - Utilização 01
Por: Vivaldo Armelin Júnior - Nov./22
• Os equipamentos mais sofisticados são mais completos em recursos e possibilitam maiores ampliações, qualidade, melhor aproveitamento da luz... Porém, sem que aquele ou aquela tenha um conhecimento sobre os ajustes e possibilidades do equipamento, mas o olhar do fotógrafo ou da fotógrafa é o diferencial. Um bom fotógrafo ou uma boa fotógrafa tem no desenvolvimento do olhar sua meta.
• A aquisição de um equipamento passa por tudo isso, além do financeiro. Um equipamento DSLR de entrada é mais caro, mais pesado, exige objetivas externas, não são fáceis de transportar, não é o que acontece com os celulares ou smartphones. Uma pessoa comum pode ficar com um smartphone e ter resultados satisfatórios e de qualidade, mas para isso, é preciso conhecer os ajustes e possibilidades do equipamento. Investir em equipamentos DSLR pode não ser a melhor opção para muitas pessoas, porque além das exigências já citadas, também será necessário o uso de cartões de memória maiores, as baterias são mais caras, tem que comprar um flash externo entre outros assessórios.
• No entanto, para um profissional, elas são a solução mais aceitável, sejam jornalistas, fotógrafos ou fotógrafas, e, até entusiastas. Com sensores maiores a luz é melhor capturada, pois os pixels são maiores. Abaixo uma foto feita com a Canon 6D Full Frame. Bom trabalho!
Full Frame 01 - Intro 01
Por: Vivaldo Armelin Júnior - Set./21
• Hoje em dia muitos preferem os celulares ou smartphones, inclusive fotógrafos profissionais, por uma série de motivos, como, o tamanho, facilidade de transporte, tem boa qualidade, principalmente os com mais de duas câmeras, mas o maior problema é o tamanho do sensor, estes equipamentos tem sensor do tamanho das câmeras compactas, tamanho aproximado de 6,5 x 5,5 mm, já os equipamentos full frame tem sensor correspondente ao filme, ou seja, trinta e cinco milímetros, portanto cada pixel tem um tamanho muito maior, sendo maior poderá receber mais luz e, principalmente, as variações das cores, os tons. Outro detalhe importantíssimo, a possibilidade de ajustes manuais e a troca de objetivas. As objetivas dos smartphones não são excelentes, cumprem a sua função, porém, com qualidade inferior à destinadas às câmeras full frame.
• Existem dois tipos de câmeras full frame, as DSLR e as Mirrorless (compactas, mas com sensores full frame). Estas duas tem as mesmas características, exceto o tamanho. As mirrorless e as full frames possibilitam capturas de alta qualidade, as imagens no aspecto RAW e ou no formato Jpg. As mirrorless não possuem visor direto, pois não possuem espelhos, apenas a tela de LCD.
• Por possibilitarem a troca de objetivas ´bem provável que você tenha que adquirir uma maleta própria para transportá-la. Outro acessório que exigira uma proteção é o flash externo.
• A maior vantagem destes equipamentos é a possibilidade de ampliação das imagens, sejam em projeções ou para a impressão em papel.
• Para finalizar, vale a pena, em muitas situações a compra de um equipamento usado, mas tome cuidado com a origem e o estado de conservação. Bom trabalho ou aquisição!
Direitos Autorais
• Todos os direitos reservados! É proibido imprimir, copiar, distribuir (mesmo a título de gratuidade), encartar, reproduzir (por qualquer meio mecânico, eletrônico, digital, fotográficos, filme e vídeo), sem a devida autorização fornecida por escrito pelo proprietário do Site FotoOlhar.com, antigo FotoMBoé.com. Todas as imagens (desenhos, pinturas, ilustrações, fotografias, vídeos etc.), textos, slides show, galerias, apresentações (em Flash, exe, html etc.) foram produzidas por Vivaldo Armelin Júnior que é o detentor dos direitos autorais.
• É permitida a abertura exclusiva online, qualquer outra possibilidade é necessário autorização por escrito fornecida pelo responsável, acima descrito.
Voltar para o conteúdo