InfoFatos.01 - FotoOlhar

Ir para o conteúdo

InfoFatos.01

Fatos
Índice
(Em ordem de lançamento)
Fatos 04 - Natureza Morta 01 • Fatos 03 - A Luz na Grécia 01 • Fatos 02 - Contexto 02 • Fatos 01 - Contexto 01 •
Natureza Morta 02
Por: Vivalod Armelin Júnior - Ago./22
• A pintura de cenas de natureza morta é bem antiga, mais precisamente, por volta do século XV a.C., onde foram feitas as primeiras obras pictóricas com esta temática, mas antes é preciso entender que não são representados apenas modelos que um dia viveram, animal ou vegetal, mas também objetos inanimados diversos, na fotografia, bem mais tarde, também este estilo é revivido. Abaixo alguns pintores e depois fotógrafos.
— PINTORES/AS:
• Giuseppe Arcimboldo, Pintor: Nascimento: 5 de abril de 1526, Milão, Itália - Falecimento: 11 de julho de 1593, Milão, Itália;
• Anna Ruysch - Pintora - Nascimento: 19 de dezembro de 1666, Haia, Países Baixos (Holanda) - Falecimento: 7 de janeiro de 1754, Amsterdã, Países Baixos;
• Caravaggio, Pintor - Michelangelo Merisi, conhecido como Caravaggio. Nascimento: 29 de setembro de 1571, Milão, Itália - Falecimento: 18 de julho de 1610, Porto Ercole, Itália;
• Emiliano Augusto Cavalcanti de Albuquerque Melo, conhecido como Di Cavalcanti, pintor - Nascimento: 6 de setembro de 1897, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro - Falecimento: 26 de outubro de 1976, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro;
• Pablo Picasso - Pintor: Pablo Ruiz Picasso - Nascimento: 25 de outubro de 1881, Málaga, Espanha - Falecimento: 8 de abril de 1973, Mougins, França.
— FOTÓGRAFOS/AS:
• Théophile Auguste Stahl, Fotógrafo - Nascido: 23 de maio de 1828 - Falecido: 30 de outubro, França;
• Augusto Stahl - Nascimento: 28 de março de 1819, Rochdale, Reino Unido – Morou no Rio de Janeiro - Falecimento: 8 de agosto de 1869, Potters Bar, Reino Unido;
• Charles Aubry – Nascido: 1811 – Falecido: 1977 – França;
• Edward Weston - Nascimento: 24 de março de 1886, Highland Park, Illinois, EUA - Falecimento: 1 de janeiro de 1958, Carmel-by-the-Sea, Califórnia, EUA;
• Adolphe Braun - Nascimento: 13 de junho de 1812, Besançon, França - Falecimento: 31 de dezembro de 1877, Mulhouse, França.
• Para finalizar, a fotografia de natureza morta poderá ser clássica, modernista, criativa, surreal... E, para uma boa análise, pesquise outros pintores e fotógrafos e suas obras de natureza morta, inclusive still.
• Bom trabalho!
Natureza Morta 01
Por: Vivalod Armelin Júnior - Ago./22
• A pintura denominada “Natureza Morta” foi destacada por muitos artistas renomados desde o Renascimento até as denominadas pinturas modernistas, um estilo de desenho e pintura que agradavam visualmente em muitas situações, porém, algumas obras eram mais “violentas”, pois apresentavam animais mortos e não apernas vegetais.
• Com o surgimento da fotografia em 1826 esse tipo de pintura passou a ser também temática para muitos fotógrafos e quando surge a fotografia em cores essa temática é retomada. O detalhe mais importante era que no início não havia iluminação própria para estúdio, século XIX, então usava-se a luz natural, luz artificial de vela, lampião, entre outras.
• Nos nossos dias, para este tipo de captura fotográfica, é mais fácil de ser obtida, porém, o que parece fácil, não é tão fácil, temos vários tipos de fonte de luz, gelatinas que simulam luz de lamparina, vela, luz incandescente... Boa pesquisa!
Contexto 03
Por: Vivalod Armelin Júnior - Jun./22
• Já na Grécia antiga muitos filósofos tentavam entender a luz e seus efeitos, muitas teorias surgiram naquela época, uma delas é que para enxergarmos sairia algo dos olhos permitindo a visão. Empédocles, século 5 a.C. foi o primeiro a formular a teoria da reflexão da luz, mas não seu deslocamento, mesmo porque ele acreditava que a luz era emitida pelo olhos e refletida nos objetos quando retornava ao olho, assim era possível enxergar. Bom trabalho!
Contexto 02
Por: Vivalod Armelin Júnior - Mai./22
• A fotografia no século XIX tem poucos privilegiados que podem adquirir um equipamento, no Brasil, temos alguns exemplos como Robert Henrique Klumb, um alemão, foi agraciado com o título de Photographo da Casa Imperial, no ano de 1861.
• No ano 1861 o fotógrafo Jean-Victor Frond é o primeiro a publicar um livro sobre fotografia no Brasil com o título "Brasil Pitoresco", as fotografias foram capturadas a partir de 1858.
• Obs.: Fotos em domínio público. Boa pesquisa e leitura!
Contexto 01
Por: Vivaldo Armelin Júnior - Mai./22
• Este é o início de mais uma seção do site FotoOlhar.com denominada de "Fatos", esta seção não tem por objetivo documentar a história, mas sim fatos importantes envolvendo esta Arte e as Artes Plásticas (desenho, pintura, escultura, gravação, modelação...), fazendo, portanto, uma análise entre as duas formas de expressão humana. As Artes Plásticas têm início provavelmente na Pré-história com as primeiras marcas e modelações feitas pelo ser humano, com certeza não tinha esta denominação. A fotografia surge na França com a fotografia do pesquisador e inventor Joseph Nicéphore Niepce (1765 – 1833), no ano de 1826. Esta foi feita sobre uma placa. É importante destacar que Niepce só fez foi se basear em pesquisas anteriores, inclusive as de Leonardo Da Vince (1452 x 1519). Ele utilizou uma placa de estanho coberta com betume branco da judeias, esta substância é fotossensível, ou seja, reage na presença da luz e se modifica endurecendo nas áreas que são atingidas pela luz, em seguida, ou melhor, após oito horas para a primeira captura, ele a levou para lavar com essência de alfazema. Este produto retira com facilidade o betume branco das áreas não sensibilizadas pela luz, porém, as áreas sensibilizadas se fixaram à placa e não podem ser retiradas. Trata-se de uma camada bem fina, mas permite o surgimento da imagem, veja abaixo a foto feita por Niepce. A caixa escura foi aprimorada por Leonardo Da Vince, mas é uma invenção chinesa, do séc. V a.C., descrita em um texto de um chines de nome Mozi, da mesma época. Boa leitura e pesquisa!
Direitos Autorais
• Todos os direitos reservados! É proibido imprimir, copiar, distribuir (mesmo a título de gratuidade), encartar, reproduzir (por qualquer meio mecânico, eletrônico, digital, fotográficos, filme e vídeo), sem a devida autorização fornecida por escrito pelo proprietário do Site FotoOlhar.com, antigo FotoMBoé.com. Todas as imagens (desenhos, pinturas, ilustrações, fotografias, vídeos etc.), textos, slides show, galerias, apresentações (em Flash, exe, html etc.) foram produzidas por Vivaldo Armelin Júnior que é o detentor dos direitos autorais.
• É permitida a abertura exclusiva online, qualquer outra possibilidade é necessário autorização por escrito fornecida pelo responsável, acima descrito.
Voltar para o conteúdo