DSLR Entrada.01 - FotoOlhar

Ir para o conteúdo

DSLR Entrada.01

Registro Fotográfico
Índice
(Em ordem de lançamento)
• Intro: DSLR de Entrada 02 • Intro: DSLR de Entrada 01 •
DSLR de Entrada 02
Por: Vivaldo Armelin Júnior - Set./21
• Qual as vantagens de uma DSLR? Todas as mesmas de uma DSLR full frame ou de uma Mirrorless de entrada ou full frame, o único detalhe que é "inferior" é o tamanho do sensor que tem um tamanho aproximado de 24x15 mm, com pequena variação dependendo do fabricante e do modelo do equipamento.
• Tem uma vantagem sobre as DSLR full frame é por aceitar as objetivas fabricadas para elas e as para as full frames, como é um equipamento que crop (recorta) a imagem uma objetiva, por exemplo, 70x300 mm passa a ser uma 105x450 mm, aproximadamente. É um pouco menor do que as DSLR 35 mm (full frame), portanto um pouco mais leves, usam qualquer acessório destinados às 35 mm. permitem ótimas ampliações, mas não chegam à mesma qualidade das full frame em razão do tamanho do sensor, porém, muito melhor em relação às câmeras compactas e smartphones.
• Elas possibilitam gravar vídeo em alta qualidade, o uso de flash acoplado e externo, tem ajustes manuais, tem lentes cambiáveis etc. São vários os fabricantes e modelos, como: Canon, Nikon, Fujifilm, Sony, entre outros.
• Muitos profissionais as utilizam em seu trabalho, pois possibilitam imagens de qualidade em função do tamanho do sensor, para se ter uma ideia, como destaquei acima, medem aproximadamente 24x15 mm, dependendo do fabricante e modelo, enquanto uma compacta, superzoom e um smartphone os sensores medem aproximadamente 7x5 mm. Essa diferença reflete na qualidade da imagem final, porque cada pixel é bem maior do que em relação às compactas, portanto, uma compacta de 10 mp produz uma imagem inferior a uma DSLR de entrada de 5 mp. Outra questão importante, a possibilidade de ampliação é bem maior, não apenas pela quantidade de pixels, mas pelo tamanho de cada um dos pixels.
• Na hora da compra deve-se analisar com muito cuidado onde e como o equipamento será usado, se fará ampliações, uso comercial, publicitário, em publicação, entre tantas outras possibilidades. Outro fator importante, adquirir este tipo de equipamento e apenas utilizá-lo no modo "Auto" (automático), com certeza estará jogando dinheiro fora. Boa pesquisa e aquisição!
DSLR de Entrada 01
Por: Vivaldo Armelin Júnior - Set./21
• Nesta nova seção dou início a explicações sobre estes equipamentos novos e usados e suas possibilidades e sobre os fabricantes. Não tenho a pretensão de explicar como cada um funciona, pois são diversos os fabricantes e modelos, o objetivo é disponibilizar sugestões para quem deseja adquiri-los, novos ou usados, e o que será necessário para seu uso, guarda e conservação.
• Fabricantes como Canon, Nikon, Fujifilm, Sony, são os mais populares e com preços mais acessíveis, mas infelizmente no Brasil não muito agradáveis. Não há um melhor, há sim a sua preferência, por exemplo, eu gosto muito da Canon.
• Também, falarei sobre os acessórios e componentes importantes para que você possa obter excelentes capturas. Neste primeiro momento falarei sobre as DSLR de entrada, depois sobre as Full Frames e, por fim, as Mirrorless.
• Em muitas situações adquirir equipamentos usados pode ser uma grande vantagem, além do custo, mas também, em função dos seus objetivos e necessidades. Tenho equipamentos mais antigos e são excelentes, com imagens de qualidade profissional. Mas este é assunto para outra matéria. Bom trabalho e experiência!
Direitos Autorais
• Todos os direitos reservados! É proibido imprimir, copiar, distribuir (mesmo a título de gratuidade), encartar, reproduzir (por qualquer meio mecânico, eletrônico, digital, fotográficos, filme e vídeo), sem a devida autorização fornecida por escrito pelo proprietário do Site FotoOlhar.com, antigo FotoMBoé.com. Todas as imagens (desenhos, pinturas, ilustrações, fotografias, vídeos etc.), textos, slides show, galerias, apresentações (em Flash, exe, html etc.) foram produzidas por Vivaldo Armelin Júnior que é o detentor dos direitos autorais.
• É permitida a abertura exclusiva online, qualquer outra possibilidade é necessário autorização por escrito fornecida pelo responsável, acima descrito.
Voltar para o conteúdo