Equip01 - FotoOlhar

Ir para o conteúdo

Equip01

Registro Fotográfico
Índice
(Em ordem de lançamento)
Instantâneas 01
Por: Vivaldo Armelin Júnior - Jun./22
• Existem vários equipamentos que possibilitam fazer capturas fotográficas, como os equipamentos analógicas com filme, já as digitais, são, as câmeras compactas, mirrorless, de entrada, full frame, médio formato, em tablets e nos smartphones, mas depois de uma paralização na produção das câmeras de fotografia instantânea e há alguns anos foi retomada sua produção.
• São equipamentos que possuem objetivas fixas, são relativamente volumosas, mas tem a vantagem de permitirem a impressão da imagem logo após a captura. Esse equipamento possui modelos mais sofisticados, por exemplo, com entrada para cartão de memória para armazenar as fotos. Uma grande vantagem é que esses equipamentos não dependem de uma impressora externa, porém as imagens impressas são em um único tamanho, outra característica é que as imagens são quadradas e pequenas, dependem do modelo do equipamento:
— Fujifilm – 5,4 x 8,6 cm (Instax Mini), 8,6 x 7,2 cm (Instax Square) e 10,8 x 8,6 cm (Instax Wide).
— Polaroid – 6,2 cm x 4,6 cm a 5,08 cm x 7,62 cm.
• A Fujifilm e a Polaroid produzem esse tipo de equipamento e são ideais para fotografias familiares, descomprometidas, com amigos e ou amigas, e até de selfies, mas não são ideais para uso profissional, como os equipamentos de filme há a limitação no número de capturas e o custo não é muito baixo e geralmente cada pacote (caixa) possui dez fotos. Boa análise, conclusão e excelentes capturas fotográficas!
Compactas, DSLR e Mirrorless 01
Por: Vivaldo Armelin Júnior - Jun./22
• Todas as câmeras compactas e smartphones tem algum inconveniente em relação às DSLR de entrada, Full Frame, Mirrorless, e outros formatos, alguns deles:
1. A imagem visualizada no visor ou mesmo na tela não é a mesma que a registrada no sensor, principalmente em equipamentos compactos simples.
2. Mesmo possuindo uma resolução elevada, a qualidade será inferior às DSLR e Mirrorless, primeiro pelo tamanho do sensor, segundo, por capturar a luz com pouca qualidade e quantidade. Nessa situação pode haver o surgimento de ruídos e granulação sem a elevação do ISO.
3. As objetivas são mais escuras, condição que pode dificultar boas capturas em locais com pouca iluminação.
4. Uma boa parte destes equipamentos compactos não tem objetivas grande angulares.
5. Outro problema é o tempo entre o acionamento do botão disparador e o efetivo dispara/captura, os DSLR são mais rápidos.
6. Não permitem a troca de objetivas.
7. A maioria dos ajustes são automatizados nos equipamentos mais simples, poucos permitem o ajuste manual do ISO, da velocidade de obturação e abertura do diafragma, diferentemente dos DSLR de entrada, DSLR Full Frame, Mirrorless...
• Existem outras diferenças, mas serão assuntos para outras matérias. Boa pesquisa, experiência e trabalho!
Direitos Autorais
• Todos os direitos reservados! É proibido imprimir, copiar, distribuir (mesmo a título de gratuidade), encartar, reproduzir (por qualquer meio mecânico, eletrônico, digital, fotográficos, filme e vídeo), sem a devida autorização fornecida por escrito pelo proprietário do Site FotoOlhar.com, antigo FotoMBoé.com. Todas as imagens (desenhos, pinturas, ilustrações, fotografias, vídeos etc.), textos, slides show, galerias, apresentações (em Flash, exe, html etc.) foram produzidas por Vivaldo Armelin Júnior que é o detentor dos direitos autorais.
• É permitida a abertura exclusiva online, qualquer outra possibilidade é necessário autorização por escrito fornecida pelo responsável, acima descrito.
Voltar para o conteúdo