Soft01 - FotoOlhar

Ir para o conteúdo

Soft01

Pós-Produção
Índice
(Em ordem de lançamento)
• Software 01 Gimp e Darktable 01 •
Gimp e Darktable 01
Por: Vivaldo Armelin Júnior - Mai./22
• Hoje vou falar de dois softwares livre e grátis que possuem versões para Linux, Windows e Mac, ambos diferem entre si, pois um não quer copiar o outro, bem como, não se preocupam em copiar o mais tradicional, pago e caro, são eles o Gimp e o Darktable.
• Estes dois softwares são interessantes por terem muitas ferramentas com ajustes manuais e pessoais, também automático, são fáceis de serem utilizados e muito intuitivos. Diferem quanto a janela do mais famoso e pago (caro), mas nada impeditivo, pois mesmo entre os dois há diferenças. Eu tenho ambos instalados em minha máquina e os uso com frequência, pois produzem resultados profissionais, acho que o Gimp lava uma pequena vantagem porque existem muitos plugins disponíveis, ambos em português Brasil, são periodicamente atualizados e aprimorados. O Gimp possui uma ferramenta para a correção da perspectiva que supera até as dos softwares pagos, por exemplo. Em ambos os softs você pode editar, corrigir, criar efeitos especiais, tratar, converter, ajustar...
• Sites para baixar:
• Você pode, de livre vontade, fazer uma doação para manter o desenvolvimento do projeto, mas também, se é um programador, participar da produção do software, pois ambos têm código aberto, como usuário, você também pode contribuir com informações, por exemplo, de bugs (falhas). Garanto que você irá se surpreender! Boa pesquisa e leitura!
GIMP - Soft livre e grátis
Darktable - Soft livre e grátis
Direitos Autorais
• Todos os direitos reservados! É proibido imprimir, copiar, distribuir (mesmo a título de gratuidade), encartar, reproduzir (por qualquer meio mecânico, eletrônico, digital, fotográficos, filme e vídeo), sem a devida autorização fornecida por escrito pelo proprietário do Site FotoOlhar.com, antigo FotoMBoé.com. Todas as imagens (desenhos, pinturas, ilustrações, fotografias, vídeos etc.), textos, slides show, galerias, apresentações (em Flash, exe, html etc.) foram produzidas por Vivaldo Armelin Júnior que é o detentor dos direitos autorais.
• É permitida a abertura exclusiva online, qualquer outra possibilidade é necessário autorização por escrito fornecida pelo responsável, acima descrito.
Voltar para o conteúdo